- the setters ⚡
- Posts
- o breakdown que revolucionou a moda
o breakdown que revolucionou a moda
saiu da internação psiquiátrica e logo criou seu próprio império
Hey!
Eu adoro estudar a vida dos grandes nomes da moda; sempre encontro pontos muito interessantes. Essas pessoas costumam ser extremamente curiosas e, muitas vezes, tímidas. Acredito que quem fala pouco, analisa muito, e consequentemente, desenvolve mais profundidade e criatividade. Yves Saint Laurent nasceu com nome de artista, mas precisou de grandes empurrões para criar um dos maiores impérios da moda.
Além disso, a Helena Ricci compartilhou seus segredos de beleza, e eu analisei as compras da Hailey Bieber na Sephora & mais.
Espero que gostem :)
Have a nice reading!
Effortless, the YSL Way
Se tem uma coisa que eu admiro, tanto no estilo das pessoas quanto em marcas, é a capacidade de fazer um look parecer effortless. Sabe quando você está super chique, ou super cool, mas parece que não moveu um dedo para aquilo acontecer? Parece que te pertence. Para mim, a marca que domina essa arte é a Yves Saint Laurent.
Fundada por um dos maiores gênios da moda, a YSL mantém sua estética icônica e relevância até hoje. A história por trás da marca é incrível, é aquele famoso “não” que dói ouvir, mas que acaba sendo o empurrão para a coisa mais extraordinária da sua vida.
Yves nasceu na Argélia, em 1936. Era um garoto tímido, mas incrivelmente criativo e sensível. Desde cedo, pegava as revistas de moda da mãe, recortava seus looks favoritos e montava um guarda-roupa de papel com tudo o que amava. Descobriu sua paixão por moda muito jovem e, aos 17 anos, ficou em terceiro lugar em um concurso super renomado.
Foi aí que conheceu Michel de Brunhoff, editor-chefe da Vogue UK, que reconheceu de cara seu talento, mas o aconselhou a terminar os estudos, porém Yves manteve o contato. E se tem uma coisa em que ele era bom, além de criar, era em fazer networking. Anos depois, esse relacionamento o levou ao seu primeiro emprego: assistente de ninguém menos que Christian Dior.
Sua primeira criação para a maison foi um sucesso, um vestido de veludo preto com uma faixa branca de cetim. Mas o momento de virada aconteceu quando Dior faleceu subitamente durante as férias. Yves, com apenas 21 anos, foi nomeado diretor criativo da marca. A imprensa logo o apelidou de o pequeno príncipe da moda.
Sua primeira coleção como diretor, a Trapeze, foi um sucesso absoluto. Salvou a Dior de um período difícil, mantendo o legado de Christian, mas adicionando algo novo: conforto. A silhueta era mais solta, fluida, moderna.
Após três anos à frente da Dior, Yves foi convocado para servir no exército pela Argélia. Foi um período muito difícil para ele: saiu de lá com depressão, pesando 35 kg, internado em um hospital psiquiátrico e viciado em medicamentos. Um momento extremamente delicado de sua vida. Mas dizem que todo downfall precede uma grande virada, certo?
Ao retornar, descobriu que seu cargo na Dior havia sido ocupado. Esse “não” se transformou em impulso para criar sua própria marca: a YSL, ao lado de Pierre Bergé, que mais tarde se tornaria seu marido (e depois, ex-marido, eles se separaram amigavelmente e continuaram trabalhando juntos).
Inicialmente voltada para a alta-costura, a YSL logo se destacou por estar sempre a frente: foi a primeira maison a apostar no prêt-à-porter, a moda pronta para vestir. Em vez de infinitas provas de roupa que a alta costura proporcionava, agora as mulheres podiam entrar na loja, escolher uma peça da arara, experimentar e sair com ela. A loja, chamada Saint Laurent Rive Gauche (que significa “a esquerda do rio”, teve esse nome pois era o oposto das casas tradicionais de alta-costura, localizadas à direita do rio Sena).
Yves tinha um cérebro à frente do seu tempo. Foi pioneiro ao unir moda e arte de maneira literal, como na icônica Mondrian Collection, abrindo caminho para futuras colaborações como as de Schiaparelli com Salvador Dalí.
Mas talvez seu maior legado tenha sido reinventar o guarda-roupa da mulher. Ele introduziu o smoking feminino, algo impensável na época. Ternos eram roupas masculinas, usadas para proteger os trajes do cheiro de charuto em ambientes fechados e dominados por homens discutindo política e economia. Ao dar esse item às mulheres, Yves dava o cenário de que elas também poderiam estar nesses espaços de poder.
Ele criava para mulheres fortes, mas que não perdiam sua feminilidade. Costumam dizer que Chanel libertou as mulheres, mas YSL deu poder a elas.
Nos anos 80, Yves já era um dos nomes mais importantes da moda. Revolucionou o closet feminino com trench coats, calças de alfaiataria e, claro, o smoking. Mas sua ambição também cobrava um preço. Ele só se sentia satisfeito no dia do desfile, e logo depois já mergulhava na próxima coleção. Essa busca incessante pelo novo o levou ao álcool e às drogas, buscando prazer em outros lugares. Essa batalha silenciosa teve grandes impactos na vida pessoal e profissional de Yves muitas vezes só se reerguia perto das datas dos desfiles.
Apesar de tudo, Yves Saint Laurent nunca perdeu sua essência criativa. Ele continuava sendo um visionário, mesmo nos períodos mais escuros. Nos anos 90, enquanto o mundo da moda mergulhava no grunge, a YSL se destacou por seguir na contramão: clássica, chique e minimalista. O contraste atraiu quem já estava saturado da estética bagunçada e rebelde da década.
Em 1999, a marca foi comprada pelo grupo Gucci. Em 2002, Yves se aposentou com um discurso emocionante e seu último desfile foi memorável. Depois disso, alguns nomes passaram pela direção criativa, como Tom Ford e Hedi Slimane — que trouxe a marca de volta aos holofotes e a aproximou de uma nova geração. Hoje, a YSL está nas mãos de Anthony Vaccarello.
Yves Saint Laurent nasceu com nome de artista. Falava pouco, mas sempre com bondade e genialidade. Era persistente, fiel às suas convicções e criava com propósito.
Yves faleceu em 2008, mas seu legado é eterno. Mudou o guarda-roupa das mulheres. E, seja lá o que você estiver vestindo agora, é bem possível que deva algo a ele.
Ele criava para mulheres com um olhar sensível às suas necessidades. Ele lia o que faltava no dia a dia da mulher que começava a ocupar o mercado de trabalho nos anos 60, e que, aos poucos, conquistaria posições de poder. Ele deu um passo à frente do seu tempo. E, às vezes, é até difícil saber o que veio antes: o empoderamento feminino ou a estética de YSL.
Shop my cool finds 🙂
Vestido Zara: já pode pensar no verão? Achei muito fofo
Blusa TIG: muito linda, com um jeans fica lindo
Tênis Adidas: amei muito a cor e os ****
Calça H&M: uma calça clássica e versátil
Macacão nk: super cool, amei.
Beauty tips w/ Helena Ricci
Oi gente! Meu nome é Helena Ricci e desde menina sempre amei tudo do universo feminino da moda e da beleza! Minha avó era super vaidosa e desde cedo me influenciou a ser apaixonada por me dedicar a minha estética pessoal e montar a minha identidade! |
Se eu pudesse listar algumas dicas de beleza que para mim são infalíveis com certeza diria que o principal é encontrar inspirações com o mesmo biotipo que você! Sou uma menina de um metro e sessenta, morena, de alto contraste e pele morena. Imagine se minha musa fosse a Gisele Bündchen? Eu iria ser a pessoa mais frustrada do mundo! A ideia é acompanhar e seguir referências que você possa se inspirar!
A segunda dica seria aprenda a se maquiar de acordo com o seu rosto! Pesquise sobre contraste, paletas de cor, subtons, formato de olho e veja a transformação na sua beleza do dia a dia!
Uma outra dica que amo é se desafiar a inovar com sua beleza. Troca o corte do cabelo, explore outro tipo de maquiagem ou então ouse em um elemento como um batom mais forte. Só testando que você vai saber o que fica bom pra você.
Por fim minha dica mais valiosa de beleza é - aprenda a lidar com seu stress. O stress simplesmente piora tudo na sua vida e consequentemente na sua aparência. Uma mulher que faz terapia e tem um controle sobre suas emoções é uma mulher bonita! Seu interior reflete totalmente seu exterior e cuidar dele é essencial pra se sentir bem e aparentar bem!
Quanto a dicas práticas:
invista em maquiagens nacionais de boa qualidade ao invés de pagar fortunas em makes internacionais que podem ser de pior qualidade e só terem "nome".
Pesquise sobre ingredientes e composições de fórmula antes de comprar um produto que pode te causar acne.
Hidrate bem sua pele antes de passar uma gota de maquiagem.
Saiba os passos corretos de aplicação de maquiagem, começando com fórmulas líquidas, depois cremosas, depois sólidas e por fim em pó!
É isso gente!!
Beijos
Não sei vocês, mas o meu tipo de vídeo favorito é haul de compras e daily vlogs. Meu momento de assistir Youtube antes de dormir é sagrado.
A Hailey Bieber fez um vídeo pro perfil da Sephora escolhendo os favoritos dela, e como já testei algum vim dar minha sincera opinião.
Hailey Bieber haul at Sephora:
Anastasia Beverly Hills Strong Hold Clear Brow Gel: já testei e não compraria de novo. Acho o da Too Faced muito melhor e fixa muito mais.
Givenchy Prisme Libre Blush: esse eu não testei, mas achei as cores muito fofas
Laura Mercier Loose Setting Powder: gosto muito, mas acho o da Huda Beauty melhor
Fenty Gloss Bomb: o melhor de todos! Amo todos os gloss da Fenty
Rhode Glazing Milk: eu amo, uso todo dia. Acho a proposta dele bem diferente, porque é um hidratante bem leve, perfeito para usar antes da maquiagem.
Rhode Peptide Lip Tint: AMO!!!! Vale todo o hype
Rhode Pocket blush: Uso todos os dias o toasted teddy, acho o tom e o acabamento perfeitos.
Lançamento nk denim 🙂 Fizemos um evento na loja do Iguatemi, e como cuido das redes sociais, essa sou eu e minha câmera em toda e qualquer oportunidade
Ganhei essa collab da Schutz com Furby. Muito fofa!!
Meu look favorito da semana
Quando o Instagram lançou essa ferramenta de repost eu achei que não ia usar, e agora eu to usando como se fosse meu Tumblr
Eu to realmente viciada nessa pipoca de vinagre e sal da Mais Pura! Provemm
A Coach vem passando por um dos melhores rebrandings que já vi recentemente no mundo da moda. A marca sempre foi relevante no mercado, mas era destinada a um público mais velho, as famosas “mom bags”. Recentemente, a Coach passou a incorporar elementos mais jovens e urbanos em suas coleções, atraindo uma nova geração de consumidores, além de oferecer experiências diferenciadas, como a implementação de cafés em suas lojas.
Com o lançamento da terceira temporada de The Summer I Turned Pretty, a Coach aproveitou a oportunidade para se conectar com seu público-alvo, estando presente em todos os episódios e usando a atriz principal como garota-propaganda.
A marca lançou a coleção Summer in Bloom, inspirada na estética da série e voltada para o público universitário. A atriz Lola Tung, protagonista da série, foi destaque na campanha, usando peças da Coach que também apareceram na tela.
Adorei que usaram uma série super em alta e que pega uma geração antenada para amarrar bem o rebranding.
Criei esse quadro para responder perguntas de vocês, direto ao ponto. As vezes a sua dúvida é a mesma de outra pessoa! :)

Eu sou muito fã de mocassim! Acho que ele transforma os looks e deixa tudo bem mais interessante. Por muito tempo preferi os solados tratorados, e agora to amando os com a sola bem baixinha. Então se você muda muito de opinião, assim como eu, esses meio termo são a melhor opção:
Se você tem alguma dúvida ou quer algum guide especifico, manda aqui de forma anônima e quem sabe eu respondo na próxima edição 🙂
🆒O site mais cool que vocês vão ver hoje
🩷Eu to obcecada por esses sapatos! Muito fofos
Referral Program
No gatekeeping here! Share your link

Aqui tem o seu link para compartilhar a The Setters com quem você conhece e desbloquear prêmios. Cada pessoa que chegar por você, conta! e dá pra acompanhar tudo em tempo real nesse contador aqui embaixo:
Editor’s note
![]() | Oie! Eu sou a Pri Cao, e eu escrevo, edito e faço a curadoria de cada conteúdo que você encontra por aqui! Sempre fui apaixonada por moda e por toda liberdade criativa que ela nos proporciona. A ideia da The Setters é trazer conteúdos autênticos, com dados e estudos, mas também com a minha visão de mundo. Espero que você goste de ler essa newsletter tanto quanto eu gosto de escreve-la! ❤️ Vou deixar aqui o link das minhas redes sociais para quem quiser trocar (sempre estou aberta e amo muito) |
Tell me what’s on your mind!
O que achou dessa edição?
love it | boa | ok | could be better…