- the setters ⚡
- Posts
- você sabe o preço da peça mais barata de Alta Costura?
você sabe o preço da peça mais barata de Alta Costura?
dicas de mix and match de estampas e + :)
Hey!
Estamos em uma das semanas que eu mais amo no mundo da moda: a de Alta Costura. Desde que comecei a estudar sobre, acho um dos temas mais interessantes na história da moda, então vim compartilhar alguns pensamentos sobre.
Também tem dicas de como usar iluminador e o meu favorito do momento.
Have a nice reading!
The magic of Haute Couture
Acabou de acontecer a semana de Alta Costura, uma das mais importantes para o mundo da moda. Pode-se dizer que a Haute Couture revolucionou o jeito que as pessoas enxergam as roupas, e todo o calendário da moda.
Tudo começou em 1858, com Charles Worth (ou podem chamar de pai da Alta Costura). Ele criou sua marca Worth and Bobergh e foi pioneiro em colocar etiqueta nas roupas com o nome da marca. Se pararmos pra pensar, esse simples ato foi uma revolução para chegar no que chamamos de marca de roupas hoje em dia. A peça deixa de ser apenas uma peça e se torna pertencente a algo maior (a marca).
Ele também deu origem ao calendário de moda como conhecemos hoje, com 2 coleções principais anuais (fall/winter e spring/summer).
10 anos após a criação da Worth and Bobergh, começaram a sentir uma necessidade de dar um nome para essas roupas mais sofisticadas e também regulamentar e padronizar as confecções. E então nasce a Camara Sindical da Costura, que decidia o que era ou não Couture.
Quase 100 anos depois, em 1945, com a Segunda Guerra Mundial e a Ocupação Nazista na França, a intenção de Hilter era tornar Berlim a capital do mundo, inclusive da moda. Com a necessidade de proteger Paris, o Sindicato foi adaptado e recebeu as regras que existem até hoje. Sendo elas:
Só existe Alta Costura na França 🇫🇷
Todos os modelos devem ser artesanais e feitos a mão 🪡
Cada casa emprega no mínimo 20 funcionários especializados no que fazem 👥
O endereço da maison deve estar entre as 3 principais ruas de Paris 📍
A casa deve ter 5 andares e concentrar ali um local para desfiles 🏢
Cada coleção deve ter pelo menos 35 looks para o dia e para a noite 👗
Os clientes encomendam as peças sob medida 🧵
“Então aquela marca de vestido de festas aqui do meu bairro não é Alta Costura?” Exactly! Muita gente usa o termo de maneira equivocada… Segundo as regras, só existe Haute Couture na França.
Hoje em dia, a Alta Costura possui os membros permanentes (Chanel, Dior, Schiaparelli, Maison Margiela, Stephane Rolland, Jean Paul Gaultier, Frak Sober, Alexandre Vauthier, Giambattista Valle, Alexis Manuelle, Maurizio Galante, Julien Journie e Adelie Andre) porém também existem os membros convidados, que o Sindicato reconhece como Alta Costura porém não são parisienses, como por exemplo a Valentino que é italiana e a Balenciaga que é espanhola.
Depois de tanto tempo, a Alta Costura ainda é relevante?
Pode-se dizer que é uma das melhores semanas no mundo da moda (se não a melhor). Simplesmente todos os diretores podem usar sua criatividade 100% e botar toda a sua alma na coleção.
Como a intenção não é vender, pois são pouquíssimos clientes (cerca de 4 mil no mundo todo) e não gera uma receita significativa para as empresas, a finalidade do desfile é inspirar.
A arte da Alta Costura é materializar sonhos, trazer a moda para o seu lado mais puro e criativo, é uma obra de arte sendo vestida. Além da valorização do trabalho manual, onde cada peça é trabalhada atenciosamente por artesãos que demoram horas, dias e até semanas pra fazer cada peça.
As peças mais baratas são em média 10 mil doláres, e tem modelos que batem na casa dos milhões 💸. E outro fato que me chamou atenção é que a idade media das compradoras está diminuindo, a Dior indica que a média das mulheres que compravam antes era 40 e agora gira em torno dos 30 anos.
As redes sociais ajudaram muito no crescimento do setor. Hoje podemos assistir um desfile online, que antes era apenas para os convidados mais exclusivos do mundo. Isso faz com que as coleções sejam comentadas, compartilhadas e analisadas por muita gente.
Prica’s favs 🙂
Daniel Rosberry para Schiaparelli 🌟
Para mim, o Daniel é um dos melhores criativos da atualidade. Achei essa coleção lindíssima do inicio ao fim.
Muitas referências a Elsa e aos antigos modelos da maison, além de ter inovado e saído do preto e dourado dos últimos desfiles.
Meu favorito foi esse vestido:
Curiosidade
Com a saída da Virgine na Chanel, pela primeira vez, a coleção foi apresentada “by the team” e não teve ninguém entrando no fim para receber os aplausos.
SALE DA ZARA EDITION
Sei que muita gente (eu inclusa) espera por esse momento em que a Zara entra em SALE. Separei algumas peças que amei.
Shop my cool finds 🙂
Mix & Match w/ Bru Menezes
Oie, me chamo Bruna Menezes, moro em Fortaleza, e além de usar meu Instagram e Tik Tok como meu blog pessoal de moda e lifestyle, sou estudante direito. Nunca gostei de me definir em um estilo único, mas talvez seria a mistura de girly com streetwear. |
Nas minhas diversas pesquisas, me apaixonei pelo tema que é super o meu dia a dia e que está estampando todas as minhas redes sociais, que é o mix de estampas.
Sempre me deslumbra toda uma história que vem na moda, saber que as primeiras estampas surgiram antes da era cristã e foram feitas na Índia e Indonésia. Nossa, isso me levam horas de pesquisa, que se mistura as minhas idéias e que fazem com que eu crie os meus “moodboards” (colagem que adoro fazer de imagens que me referenciam a o que quero usar e “viver”) e ajudam muito na hora de montar look, bater fotos e principalmente me guiar a como saber misturar estampas!
Considero algumas estampas neutras (mesmo que elas não sejam), ou seja, estampas clássicas que o tempo passa e elas não saem de moda. Como o animal print, listras, vichy e poá. Quando as usamos, elas passam a fazer todo sentido e dão match.
Fazer um mix de estampas de forma fácil seria usando acessórios. Um sapato com uma estampa e a bolsa com outra (uma blusa de animal print e um sapato de vichy, por exemplo). As possibilidades e a criatividade é que são o convite perfeito e ir testando é o mais importante.
O maior segredo é sempre testar as possibilidades e pesquisar (como entreguei de onde vem minhas inspirações) por referências. Elas sempre ajudam! E também as cores precisam estar coordenadas e combinando entre si para fazer o match perfeito! Podemos (e devemos) usar cores diferentes mas elas precisam conversar, sabe?
O que posso deixar de mais importante é o que expus desde o começo, pesquisem, guardem referências, isso vai deixar o seu universo criativo mais aberto e vai começar a ser mais fácil combinar estampas e cores, que antes poderia ser algo improvável, vai ficar super cool e estiloso!
Xo, Bru Menezes! 💋
love it or hate it, animal print nunca vai embora, ele apenas da um tempo.
Choose your favorite
Choose ur fav |
Aplicando o iluminador corretamente pra ficar GLOWY
Por muito tempo eu aplicava o iluminador totalmente errado, e ao invés de ficar com a make glow, acabava parecendo que minha pele tava oleosa.
Vim dar dica de onde eu costumo aplicar e também recomendar o iluminador q eu to usando.
aplicar bem em cima das bochechas (não passar da metade ate o nariz)
na linha da mandíbula para marcar (não passar no queixo)
entre os olhos e na ponta do nariz
O iluminador que to amando é esse da Simple Organic, ele cabe em qualquer bolsa minha e a cor dele é maravilhosa.
O site todo deles ta nos últimos dias de Clean Beauty Days! Consegui um cupom de +10% OFF e frete grátis.
Cupom: THESETTERS
Enjoy and thank me later!!
Como uma boa publicitária, eu amo ficar vendo conteúdos diferentes de marcas.
Vi esse aqui. e amei! Achei genial, desperta interesse na hora. Fui atrás na hora para ver os produtos da collab porque realmente me deixou intrigada.