quando o feio se tornou desejável?

a linha tênue entre o esquisito e o interessante na moda, dicas de boho style com Bru Mansur, tudo sobre o evento do Pinterest & more! :)

Hey!

Lembro de quando comecei a me interessar por moda e toda vez que assistia desfiles de marcas famosas eu pensava: “quem é que vai usar isso?”. Hoje, depois de 6 anos desse momento, eu entendo perfeitamente o motivo dessa estranheza, que me inspirou a falar do lado “feio” da moda.

Além disso, dei dicas dos meus produtos de cabelo favoritos, a Bru (fundadora da ARES) veio falar sobre o estilo boho, tudo sobre o evento que fui do Pinterest & more :)

Espero que gostem

Have a nice reading!

Estranho ou fashion?

Acho que uma das experiências mais unânimes para quem gosta de moda é a sensação de estranhamento nos primeiros contatos com desfiles. Assistir ou ver uma coleção das maiores marcas do mundo e pensar: “quem vai usar isso aqui?”. We’ve all been there.

No documentário de Martin Margiela, ele diz que não gosta quando as pessoas entendem rápido demais suas criações, tornando aquilo uma simples peça de roupa que vai virar uma tendência comum. Esse sentimento é compartilhado por muitos designers no mundo da moda. A complexidade de uma coleção, as referências e estudos por trás, não deveriam ser óbvios.

A moda é para quem quer entender, tem que despertar curiosidade. E, como diz um dos meus designers favoritos, Jonathan Anderson, moda é sobre ser curioso o tempo inteiro. Não poderia concordar mais.

Essa curiosidade se reflete no conceito de “luxury of ugliness”. Marcas gigantes criam produtos que o senso comum considera feios, e que possuem um valor muito elevado, tornando o objeto estranhamente desejável. Quem compra e usa se sente parte de um grupo muito nichado

Um grande exemplo disso são os Tabi Shoes da Maison Margiela. Lançadas há mais de 32 anos, ainda continuam sendo um item super relevante e desejado. São, sem dúvida, estranhas para quem não conhece o conceito ou não entende de moda. Mas quando você sabe que é uma criação da Maison Margiela, vê looks interessantes com a peça, e descobre que foi usada por Kylie Jenner, Gigi Hadid e Dua Lipa, tudo fica muito mais interessante. Principalmente quando você descobre que foram inspiradas nas meias usadas no Japão no século XV.

Não saindo muito disso, temos os sapatos da última coleção de Marc Jacobs, que são a definição desse lado "ugly" da moda. Isso nos remete ao termo de Natalia Aspesi, sobre o estilo de Margiela no La Repubblica, chamando-o de "admirable ugliness", em 1988.

“If it's ugly because ugly is attractive, ugly is exciting, maybe cause it's newer.”

Miuccia Prada

Miuccia Prada é uma das grandes defensoras desse movimento da estranheza, tanto na Prada quanto na Miu Miu. Ela usa o termo “ugly chic” para descrever algo que é feio ou estranho, mas que, dependendo da composição ou do contexto, pode se tornar extremamente chic. A moda possui esse paradoxo: em tudo o que fazemos na vida, queremos que seja bonito e bem-feito. Mas, quando se trata de roupas e desfiles, quanto mais feio e estranho, mais curioso e interessante se torna.

Sinto que esse movimento só vai crescer, pois fomos tão expostos ao superficial e artificial que, cada vez mais, vão surgiri tendências “feias” e esquisitas. A Dazed inclusive prevê que, em 10 anos, o feio será o novo bonito. O que é engraçado, mas faz total sentido. Tudo o que todo mundo tem não é mais interessante, então vem o movimento contrário. O pêndulo das tendências, quanto mais forte bate, mais forte volta.

Estamos rodeados de tantas coisas artificiais ao nosso alcance — cirurgias, preenchimentos, bronzeamento artificial, extensão de cílios, lentes de contato no dente… — o feio acaba se tornando algo muito mais autêntico.

Usar coisas esquisitas e abraçar esse estilo é quase como um statement. Algo como: “Eu sei que isso é estranho, mas no meu look e com o meu estilo, você vai gostar.”

Usar peças que a maioria das pessoas considera feias ou estranhas é, na verdade, uma sensação de pertencimento. Pertencer a um grupo artístico, fashion e cool, que não segue regras e desafia a linha tênue entre estranho e interessante. Afinal, como disse Miuccia Prada, “Ugly is human. It touches the bad and the dirty side of people.”


Shop my cool finds 🙂 

Estilo Boho w/ Bruna Mansur

Oi, gente! Aqui é  Bru, sou a pessoa por trás da Ares e hoje vim falar sobre um tema que está nas hot trends do momento, mas para quem nos acompanha desde o início, sabe que a marca respira essa estética: o BOHO!

 

O que me conectou a esse estilo foi a cultura e lifestyle de quem vive essa estética genuinamente: artistas, nômades, grupos que não seguem o padrão e exalam autenticidade. É aquela vibe de liberdade, de misturar influências, de pegar um pouquinho de cada cultura e transformar em algo único.

São muitas referências e eu especialmente amo todas, mas uma que está no DNA da Ares e presente em muitas das nossas bags são as FRANJAS! Já virou uma assinatura: o movimento, personalidade e o toque wild que elas trazem para a produção fazem de qualquer lookinho, THE ONE! 

Desde o básico calça jeans e regata ou algo mais elaborado como um vestidão fluído, a bolsa de franjas será a peça chave da produção para entrar com tudo no BOHO, adaptando ao seu próprio estilo. Não existem regras nesse movimento!

Vou deixar aqui algumas refs de lookinhos que eu amo para vocês se inspirarem

  • Aposte nos acessórios: Brincos, pulseiras, anéis e, claro, BOLSA DE FRANJA!

  • Calçados com atitude: botas cowboy, sandálias de tiras e tamancos pesados!

  • Peças únicas: valorize o artesanal, o feito à mão, aquilo que só você tem!

Essa semana fui no evento do Pinterst, Baile de Tendências, onde eles apresentaram um relatório das possíveis trends para esse ano. Como o Pinterest é uma rede social que procuramos o que ainda vamos fazer (projeções futuras), é mais certeiro de identificar as tendências de acordo com o crescimento de pesquisas.

Eles mostraram 9 trends que vão além da moda e cruzam com culinária, decoração, maquiagem… São elas:

1- Surrealismo: Estética surrealista com curvas, texturas. Bem Schiaparelli (i love)

2- Medieval: Estética dos castelos antigos, com vestidos e acessórios bem Game of Thrones.

3- Rococó: luxuoso e delicado, bem girly mas com uma pegada mais vintage

4- Cherry: vamos continuar obcecados por cerejas e tons vermelho quente

5- BFFs: roupas e acessórios complementares ou iguais com pessoas que amamos

6- Aura: tons de lilas e azul, principalmente em maquiagens

7- Picles: Dizem que o picles é o novo pistache. E eu tinha estranhado quando mostraram, mas eu lembrei dessa marca de picles MUITO cool que viralizou no Tiktok. Simplesmente o lema é: making pickles sexy (eu nem gosto e fiquei com vontade de comprar)

8- Shakes: bebidas cremosas que misturam refrigerante, sorvete, caldas…Um novo jeito de fazer milkshake

9- Bolos caóticos: Essa entra no que falei sobre moda caótica e estranha. Podemos enxergar essa tendência indo em várias áreas, inclusive na culinária.

Além das trends, também mostraram a paleta de cores para 2025! Adorei todas, só adicionaria o rosa bebê que eu acho que vai vir bem forte.

No evento tinham varias ativações para mostrar as tendências e vivenciarmos. Vou deixar umas fotos aqui. Meu favorito foram os bolos, inclusive quero o do meu aniversário assim.

Pra mim o significado de female rage é tentar fazer um penteado slick sem ter um fio de cabelo pra cima. Já perdi a paciência muitas vezes tentando fazer (e eu sou bem paciente). Testei muitos produtos, pomadas, gel… Nada deixava do jeito que eu queria.

Ai eu encontrei esse produto (Dae Hair Styling Cream) na Sephora dos EUA, custou 30 dólares e é o melhor que já usei ate agora. Além de deixar todos os fios de cabelo no lugar, ele também tem um cheirinho MUITO bom, deixa o cabelo cheiroso o dia inteiro.

Funciona para vários tipos de penteado! Recomendo muito.

Eu to amando cada segundo dessa collab de Jacquemus e Apple.

As duas marcas se juntaram para transmitir o desfile da última coleção, e agora para filmar a nova campanha.

Eu sou muito fã do marketing da Jacquemus, sinto que eles reinventaram o jeito de fazer propaganda dentro do mundo da moda! O storytelling desse vídeo ta incrível, faz com que qualquer um que assista queira trabalhar com eles nesse escritório.

I don’t dream about working, but this is my dream job:

Criei esse quadro para responder perguntas que me mandam. Direto ao ponto. As vezes a sua dúvida é a mesma de outra pessoa (:

Primeiro, obrigada!!!!!!!! ❤️

Agora, vamos para as dicas: já testei muito produto de cabelo, inclusive aqueles super caros que falam que vão mudar sua vida, rs. Então vim compartilhar minha rotina de cuidados que funciona muito pra mim hoje em dia:

  • Não sou fiel a nenhum shampoo e condicionador, inclusive eu mudo toda hora. O que eu to usando agora é da Elseve (sim Alix Earl eu também adoro um shampoo de supermercado.)

  • Leave in My Brush: uso sempre que lavo o cabelo, com ele ainda molhado na hora de pentear.

  • Escova Tangle Teezer: eu sei que é cara, mas vale muito o hype. Essa escova não quebra o cabelo, o que ajuda muito pra evitar o frizz!

  • Wow Dream Coat: Só uso esse produto quando uso fonte de calor, mas é ótimos e dura 3 lavagens! Deixa o cabelo literalmente impermeável, evitando que ele fique com frizz

  • Óleo de cabelo: eu costumo variar bastante os óleos que passo, uso bastante (com o cabelo seco ou molhado).

  • Shark Beauty: poderia fazer uma newsletter apenas falando do quanto eu amo esse secador e tudo que ele faz, mas vou resumir: basicamente ele que deixa meu cabelo modelado. Eu uso MUITO o babyliss e o de tirar frizz (melhor compra da minha vida).

Se você tem alguma dúvida ou quer que eu faça algum guide específico, me manda no direct aqui 🙂 

🇨🇳 A Miu Miu tem sempre as melhores ativações. Amei muito essas na China

🦊 O melhor jeito de dizer tchau. A última campanha de Matthiew na Bottega ficou linda, adorei a estética, bem cutie

❤️ Coach is winning the bag game! Esse é o produto mais desejado do mundo atualmente segundo a The Lyst.

Tell me what’s on your mind!

O que achou dessa edição?

💌 Quer anunciar sua marca com a gente? Clica aqui

📲 Follow us! 

SEE YOU NEXT FRIDAY!