- the setters ⚡
- Posts
- porque setembro é o mês mais importante na moda?
porque setembro é o mês mais importante na moda?
tudo sobre o evento que fui essa semana, indicação de ateliê de vestido e more :)
Hey!
Oficialmente o mês mais importante no mundo da moda, e eu não podia deixar de comentar sobre o que tornou ele tão relevante.
Também tem indicação de ateliê de vestido de festa, um pouco do evento que fui da Crocs e dicas da MaluDailyLife ❤️
Have a nice reading!
Fashion month has begun!
Os fanáticos por futebol americano tem o Super Bowl, os cinéfilos tem o Oscar, e quem ama moda tem o mês inteiro de Setembro. O ano novo fashion. O mês que define what’s hot and what’s not 🔥.
O nono mês do ano é icônico para o mundo da moda, é a temporada mais importante de desfiles, é quando acontece as 4 principais Fashion Weeks do mundo (NYC, London, Milão e Paris), e é quando as revistas lançam a sua edição mais esperada do ano: September Issue.
A September Issue é simplesmente a edição com maior número de anúncios (e são sempre MUITO elaborados e bonitos), e também é a que contém o maior número de páginas (a edição da Vogue de 2012 bateu recorde e teve 916 páginas!!!), e a capa sempre contém alguma celebridade/personalidade muito relevante na indústria.
A edição de setembro sempre vem acompanhada de jantares e eventos exclusivos, com MUITA imprensa em volta.
A primeira September Issue foi a da Vogue em 1893. A capa era desenhada e preta e branca, MUITO diferente do que vemos hoje em dia, e naquela época mal sabiam a instituição que iria virar a edição desse mês específico.
Depois disso, foi só em 1943 que aconteceu a primeira Fashion Week (em Nova York), que ajudou a ir consolidando a importância desse mês no mundo da moda, mas ainda era muito diferente do que é hoje em dia.
Contei um pouco da história das Fashion Weeks nessa edição aqui caso você queira ler um pouco mais sobre.
Tudo foi tomando forma quando em 1989 tivemos a primeira edição de setembro com Anna Wintour comandando a Vogue (Anna é até hoje um dos maiores nomes na indústria da moda, ela é reconhecida por lançar carreiras, e apoiar nomes desde o início que se tornaram gigantes com o passar do tempo).
E foi no comando de Anna Wintour que a edição de setembro da Vogue (e consequentemente das outras revistas de moda) foi tendo cada vez mais relevância.
Nos anos 90, com o BOOM das supermodelos, Naomi Campbell estreiou sua primeira capa, na edição de setembro de 1989 (hoje já fez mais de 500 capas).
Então nos anos 2000 tudo mudou e as celebridades agora eram aclamadas para estarem nas capas de todas as revistas de moda. De Rihanna até Jennifer Aniston, o sucesso das capas de setembro foi crescendo cada vez mais e ia se moldando de acordo com o que o público ia pedindo e o que estava acontecendo na época
Selecionei algumas das capas mais iconics das edições de setembro (na minha opinião):
Vogue 1917 | Vogue 1928 |
Vogue 2012 | Vogue 2005 |
Vogue 2018 | Vogue 2019 |
Vale também um highlight para a Vogue de 2020 que teve o mesmo tema para todas as edições em 26 países. A capa HOPE demonstrava esperança de acordo com o ponto de vista de cada país para dias melhores, já que estavamos vivendo uma pandemia. Foi a primeira vez em 132 anos, que as capas foram divulgadas simultaneamente em todos os países.
Será que tudo isso ainda é relevante?
O mercado mudou, e está mudando mais rápido do que nunca. As revistas impressas não tem mais o potencial que tinham antes e os assinantes são cada vez mais raros. Por mais que eu acredite que a Vogue, Harpers, Elle, entre outras, jamais vão perder sua relevância, não da para negar que hoje em dia praticamente tudo que a gente vê sobre moda é online.
É quase igual a questão do cinema quando lançou a Netflix. A gente prefere o conforto de ver TV em casa, mas ir no cinema ainda é legal.
Além disso, as próprias Fashion Weeks estão mudando. A fila A que antes só era composta pelas celebridades mais famosas do mundo e uma imprensa super restrita, hoje está lotada de influenciadores e criadores de conteúdo que comunicam suas percepções pessoais sobre os desfiles.
Até o jeito que a gente enxerga Fashion Week está mudando. Muitas marcas estão preferindo sair do calendário oficial e fazer seu desfile depois, quando a poeira dos FWS baixa e todo mundo consegue dar a devida atenção a coleção.
E a busca por Fashion Weeks mais descoladas, alternativas e nichadas também anda crescendo muito. A Copenhagen Fashion Week virou uma das mais buscadas pela mídia e influenciadoras.
A indústria da moda está muito diferente do que era há 20, 10, 5 anos atrás, e a tendência é que continue mudando muito. Mas apesar das mudanças, setembro continua sendo um mês fundamental para a moda devido à mudança de estação.
A relevância do mês não está em questão; o que muda é o que damos atenção e como consumimos essas informações. As Fashion Weeks e as coleções de setembro sempre serão centrais para o ciclo da moda, pois marcam o início de uma nova temporada.
O que evolui é a maneira como nos conectamos com esses eventos e os novos meios que vem surgindo.
Highlight:
A September Issue desse ano da Vogue Brasil ta LINDA com a Gisele na capa usando Chloè! Falei dessa coleção nesse post aqui
Prica’s Tip:
Tem um documentário chamado The September Issue, que mostra a Anna Wintour trabalhando na edição de setembro do ano de 2007. Vale a pena assistir!
Shop my cool finds 🙂
Óculos Cicia + J01’ (muito lindo e diferente)
Calça jeans Zara (to na fase da calça reta e amei o detalhe na barra)
Cinto Petrocchi (deixa qualquer look mil vezes mais cool)
Lip Oil Mauve (essa cor ta perfeita)
Vestido Farm (básico y cool do jeito que amo)
Get ready with me for a run w/ Malu
Oie! Sou a Malu, tenho 27 anos, moro em São Paulo, sou advogada, influenciadora e maratonista :) Depois de 7 anos fumando, consegui superar esse vício e foquei em treinar corrida. No ano passado, completei minha primeira maratona e documentei tudo no TikTok e instagram, e foi assim que comecei minha carreira como influenciadora. |
2024 tem sido o ano da corrida e da endorfina em geral, o que significa que as pessoas estão investindo e pensando muito mais não apenas em treinar, mas em se sentir bonita fazendo isso.
As marcas também já perceberam isso e o mercado vêm criando produtos cada vez mais funcionais que podem facilmente sair só do parque ou da academia e ir para o casual.
Eu confesso que desde 2023, tenho o MESMO ritual todas as manhãs antes de treinar - não importa se está frio, muito cedo, se estou atrasada, eu sempre faço questão de me arrumar e me sentir bonita antes de fazer o meu esporte do dia, e quero compartilhar com vocês o passo a passo detalhado!
Escolha o look
Esse é o passo que deve vir na noite anterior, justamente pra você ter tempo de pensar com mais clareza, olhar a previsão do tempo, e facilitar a sua vida de manhã.
Confesso que as cores que eu vou usar são 100% influenciadas pelo fator SOL.
☀️ Se for fazer uma manhã bonita, escolho tons vivos e bem coloridos, e amo misturar duas cores - uma para a parte de cima e outra para a parte de baixo, minhas favoritas são laranja com rosa, azul com lilás, verde neon com rosa…
Se você não gostar de muita mistura de cores, um look monocromático bem chamativo faz toda a diferença.
🌥️
/Caso vá estar frio/nublado, eu entro no meu modo namorada do Edward Cullen: cinza, azul marinho e preto são minhas apostas.
skincare e make
Sim, eu passo maquiagem TODOS os dias para ir treinar, sem exceção.
Uso produtos que tem fator de proteção solar alto e que são resistentes ao suor e isso não só me deixa mais bonita e mais confiante, mas também virou parte do meu ritual matinal e uma forma muito legal de autocuidado.
Se você se arruma pra ver aquele cara que nem te merece, por que não se arrumar pra praticar um esporte que só te faz bem?
Minha rotina segue esses passos:
Fusion Water ISDIN - filtro solar com fps 60, super fluido e espalha muito fácil.
Pro Stick da Pink Cheeks - esse filtro solar tem cor e alta cobertura, além de fps 96, deixa a pele linda, uniformizada e com um viço lindo, além de não escorrer com suor.
Blush da Pink Cheeks - o blush da Pink Cheeks também tem filtro solar e foi pensado para a prática de esportes, então eu sempre acabo meu treino ainda com ele.
Precisely, My Brow Wax da Benefit - essa cera penteia a minha sobrancelha e tem uma corzinha pra esconder as falhas, sinto que faz muita diferença pra me manter com um rosto com menos cara de “acabei de acordar” sabe?
Máscara de Cílios Pink Cheeks - a máscara de cílios da Pink Cheeks também é à prova d’água e virou uma das minhas máscaras favoritas inclusive pra usar à noite. Não escorre e não deixa aquele efeito “panda”.
Eu sei que parece muita coisa pra se fazer as 6 da manhã, mas eu consigo fazer essa rotina tudo e arrumar o meu cabelo em menos de 5 minutos.
E falando em cabelo, vamos pro terceiro e último passo.
cuidados com o cabelo
Uma vez eu vi um cabeleireiro famoso no instagram falando que suor é uma das coisas que mais estragam o cabelo, então eu, que sou uma pessoa que sua MUITO, sempre protejo ele antes de treinar.
Quando eu tinha o cabelo maior, eu gostava de passar algum leave-in e fazer uma trança ou de prender ele naquele bubble-ponytail. Agora, como meu cabelo está mais curto, não sinto necessidade.
Meus cuidados basicamente são:
Leave in: gosto de usar óleos ou cremes, amo o óleo da Alfaparf e o leave-in Anti-Shock da Pink Cheeks;
Cera: gosto que o meu cabelo fique uma vibe bem clean girl, slicked back. Então uso um bastão da SOS Frizz que não machuca o meu cabelo porque é hidratante.
Usar elásticos que não tenham metal: Porque sempre ficava preso e acabava quebrando meu cabelo.
E depois disso, é só sair correndo por ai :)
Espero que vocês tenham gostado do GRWM! Beijo!
Se tem alguém que AMA personalizar tudo, esse alguém sou eu. Quando recebi o convite desse evento e vi que era para montar seu Crocs da maneira que você quisesse com JIBBITZ, eu pirei.
Tinha uma estação de personalização com muuuitas opções de Jibbitz, muitas mesmo!
Foi praticamente impossível de escolher, mas achei esses Jibbitz minha cara e tentei montar de um jeito que eles combinassem entre si também!
Eu amei o resultado final, achei que ficou 100% eu.
E o mais legal é que posso mudar e trocar de Jibbitz sempre que quiser, e assim posso ter vários Crocs em 1. Love it!!
Tive um casamento nesse final de semana, e no último mês fui em algumas lojas procurando um vestido, mas não tava achando nada que eu gostasse 100%. Além disso, me incomoda o fato de que vestido de festa normalmente a gente compra e só consegue usar 1x…
Achei a Le Glammè no Instagram, e marquei de ir no showroom delas. Provei muita coisa linda e foi quase impossível escolher (vou deixar meus favoritos pra vocês verem). A curadoria é realmente diferenciada, você não vê esses vestidos por ai.
Meu escolhido foi simplesmente o vestido mais eu possível (isso que eu cheguei lá falando que não gostava muito de usar vermelho, rsrs). Turns out que eu não gostava só porque ainda não tinha provado esse.
Também escolhi uma clutch linda lá (fiquei em duvida entre essas 2 mas acabei indo com a de coração).
Community experiences are the new influencer experiences?
Já imaginou a marca que você ama e consome te leva para uma viagem para Mallorca de graça com várias outras consumidoras parecidas com você? Foi isso que a marca de maquiagem Refy fez.
Faz um tempo que venho percebendo esse movimento no mercado de criar uma comunidade de consumidores.
Desde o boom de UGC, percebo que as marcas estão cada vez mais se aproximando dos clientes, afinal, tem alguém melhor pra representar a marca do que eles?
O que antes era um privilégio apenas para influenciadores com milhares de seguidores, agora está sendo democratizado por marcas como a Refy, que estão inovando ao criar experiências exclusivas para suas comunidades mais engajadas e próximas.
@jesshunt02 Day 1 of The @REFY Villa! So grateful to be able to share such a special place with the REFY community. When we started REFY we wanted to... See more
🆕 Tom Ford anunciou seu novo diretor criativo (Karl amava o seu trabalho)
💅 a girls night perfeita existe e é essa aqui
⏳ eu amo convites de desfile/eventos criativos e Margiela fez esses aqui em 1990!!! genial
🍭 você pagaria 620 dólares em um porta pirulito? a Fendi lançou uma bolsinha em collab com a ChupaChups
Tell me what’s on your mind!
O que achou dessa edição?
love it | boa | ok | could be better…