- the setters ⚡
- Posts
- por que as fotos e as roupas eram mais legais antigamente?
por que as fotos e as roupas eram mais legais antigamente?
i love old-school fashion!!! <3

Hey!
Uma ida a livraria me inspirou a escrever sobre as mudanças nas fotografias e como a moda se relaciona com tudo isso.
Como eu não sou a pessoa do carnaval, chamei a Bru Menezes pra fazer um guide completo pra vocês, e também dei dica de como ficar bronzeada forever.
Espero que gostem
Have a nice reading!

Eu sempre amei fotografias, e meu interesse por esse tema surgiu muito cedo. Com 12 anos, pedi aos meus pais uma câmera semi-profissional de aniversário, que ainda uso até hoje. Recentemente, encontrei em uma livraria, um dos livros mais interessantes que já vi nos últimos tempos. O livro mostra fotografias analógicas da metade do século passado. Enquanto estava folheando, a primeira coisa que me veio à mente foi: "Nossa, as fotos eram muito diferentes."
E não falo de resolução ou qualidade, mas de poses, autenticidade e contexto. Antigamente, as fotos eram espontâneas. Você tirava uma foto no momento feliz para registrar aquilo, ou as revistas de moda produziam editoriais que seriam referência para a próxima estação. Hoje, o Instagram inteiro funciona como um editorial.

No século passado, a foto vinha do momento, e hoje, o momento vem da foto. Planejamos os lugares que vamos frequentar e as atividades que vamos fazer de acordo com o que queremos mostrar. Academias criadas para gerar conteúdo, cafés "instagramáveis" (odeio essa expressão, rs), tudo feito para gerar conteúdo.
Com isso, comecei a me questionar sobre o papel da moda nesse cenário. Sabemos que a internet acelerou as tendências e, com isso, o consumismo. Mas o que venho me questionando é: a moda tende mais para auto expressão ou para o pertencimento? O que realmente fala mais alto?
Desde sempre, a moda tem sido uma das maiores ferramentas de autoexpressão. A roupa que você usa comunica algo ao mundo e te conecta com pessoas de estilo parecido, criando um senso de pertencimento. No entanto, hoje, com a sobrecarga de opções e vídeos virais que chegam para milhões de pessoas, de diferentes grupos e estilos, as referências estão cada vez mais similares. Isso porque qualquer um pode ser uma vitrine. O poder de influenciar não está mais apenas nas grandes revistas ou celebridades, mas também em você, que pode ser referência de moda para alguém do outro lado do país, que viu seu vídeo no TikTok.

Essa foto me chamou a atenção porque é exatamente isso que está acontecendo. A mesma referência chega para muitas pessoas. Esse look provavelmente viralizou no Pinterest, e essas meninas decidiram usá-lo de forma praticamente idêntica.
O grupo social que antes existia apenas no mundo físico agora também se manifesta nas redes sociais. O que você posta diz tanto sobre quem você é quanto o que você veste. Se você consegue fazer um "dump" legal, é como se estivesse usando uma roupa muito cool para sair. E, quando você combina as duas coisas, temos uma potencialização do sentimento de reafirmação e autoestima (we love dopamineee).
🧠 Isso me leva a questionar se algumas tendências e looks não são postados apenas para engajamento e autoafirmação, em vez de serem escolhas autênticas, que realmente pertencem à pessoa.
Observamos muitas pessoas que mudam de estilo conforme as tendências surgem. E não me entenda mal, eu também adoro adaptar novas tendências ao meu estilo. Mas o questionamento aqui é sobre mudar a essência do que você veste, indo de "clean girl" para "messy girl" em menos de um ano.

Hoje em dia, não temos apenas uma percepção sobre as pessoas. Não conhecemos só a versão "real", agora também temos a versão online, que influencia muito e muda a dinâmica social como um todo. As redes sociais se tornaram uma forma de autoexpressão quase tão poderosa quanto a moda. Assim como usamos roupas para expressar nossa verdade, também usamos nossos perfis para mostrar quem somos e para pertencer a grupos.
Essa reflexão nos leva a pensar: até que ponto estamos sendo autênticos em nossa expressão, tanto no mundo físico quanto no digital? Em um mundo onde a necessidade de pertencimento se mistura com o desejo de se expressar, será que conseguimos encontrar um equilíbrio entre o que é realmente nosso e o que somos influenciados a ser? Afinal, a verdadeira moda vai além das tendências: ela é, no fim das contas, um reflexo de quem somos e do que desejamos compartilhar com o mundo.

CARNAVAL SPECIAL by Bru Menezes
Oieee, me chamo Bruna Menezes e um dos meus hobbies favoritos é pesquisar sobre a moda brasileira! E como Carnaval está chegando (YAYY), porque não fazer um Cool Finds só com marcas autorais brasileiras para usar no Carnaval?

Shop my cool finds 🙂

Shooting backstage with Lu Gabus
![]() | Oie, aqui é a Luiza Gabus Mendes! Uma mera jovem overthinker, libriana, que ama conhecer pessoas. |
Queria compartilhar minha experiência trabalhando como modelo/influ em um shooting com uma marca que eu amo.
Desde que me entendo por gente, sei que eu nasci para trabalhar com comunicação, caí de paraquedas na vida de influenciadora ja que meu objetivo sempre foi ser atriz! Mas como uma coisa leva a outra hoje em dia, embarquei nessa.
O início de tudo não teria sido igual sem o apoio de uma assessoria que te auxilia e guia, a Ig Connection abriu meu olhar em relação a essa profissão e através dessa equipe, surgiu minha relação com a Las Clothing.
Acredito que muitas de vocês conheçam, uma marca de peças essenciais, básicos com conforto e claro que com bossa. Começamos com publicidades, dando um retorno muito legal para ambos os lados, por conhecer a “cabeça” de tudo, fica tudo mais orgânico e real. A Luana Amy ( dona da marca ), faz parte de todo o processo, já troquei com ela direto inúmeras vezes e por isso acredito que nossa parceria só cresceu.
Quando eu recebi o convite de ser a nova cara da coleção “boho/carnaval” da Las, eu pirei kkkkk, para quem me acompanha ja sabe o porquê. Se eu fosse me definir em um só estilo ( ainda bem que não precisa ) sem dúvidas seria o boho.
Então quando você acredita na marca, gosta do produto e aquilo faz sentido e se encaixa com a sua personalidade, não tem como dar errado!

Lá fui eu para Mogi das Cruzes, dormi uma noite e de manhã fui recebida pela Lu e sua equipe, pegamos o carro e seguimos para Guararema, local do shooting.
O dia estava simplesmente perfeito, o sol estava matando todos? Sim, mas a animação era maior rs. Foi mais rápido do que eu esperava, assim que eu cheguei, fui recepcionada por uma mesa de cafezinhos, docinhos e um camarim de SUPER STAR✨
Os looks estavam separados com o conjunto de acessórios para cada, tudo super organizado! Entre um click e outro rolava uns tiktoks kkkk ( claro né moreh ) o cenário era a coisa mais fofa desse mundo, um conjunto de casinhas coladas uma nas outras, cada uma de uma cor!
Cheguei lá eram 7:30 am e finalizamos 12:00 pm, fui embora muito realizada, muito feliz em ter conseguido entregar tudo, mas no final das contas é o conjunto de pessoas talentosas que fazem a mágica acontecer. Por mais shootings assim.
Um beijo da Luiza ou Charli ( para os íntimos )

Recebi as novidades da MAC da linha de Nudes, são 21 novos tons que são um must na hora da maquiagem!
Testei tudo e o meu favorito é o lápis de boca! A paleta de sombras também é perfeita para quem (assim como eu) não usa muita maquiagem nos olhos mas de vez em quando gosta de usar algo mais básico.


“Você ta muito bronzeada” foi a frase que eu mais ouvi nos últimos dias, e eu adoraria dar o crédito disso inteiro para o sol que tomei na praia, mas na verdade é um autobronzeador em creme.
Comprei na farmácia só pra testar e já vi que não vou saber mais ficar sem usar.
Você usa ele pós banho, com a pele seca (de preferência depois de esfoliar), e ao longo do dia ele vai deixando sua pele mais bronzeada. A cor é bem natural, e não mancha. Estou usando 2x por semana.


Your shoe says a lot!
Eu amo propagandas que fazem a gente refletir e reparar em coisas que normalmente passam batido.
Esse foi um dos melhores conteúdos que já vi, amei tudo sobre ele. Até nosso sapato mostra a nossa personalidade.
O jeito que cada um se move para um lado diferente, a linguagem corporal, o sapato combinando com a voz de cada um…. Brilliant!

Criei esse quadro para tirar as dúvidas de vocês. Direto ao ponto. Vai que a sua pergunta é a mesma de outra pessoa 🙂

Primeiramente, obrigada ❤️ !!!!
Fiz uma lista de algumas marcas que amo, para todos os gostos e orçamentos! E embaixo tem minhas favoritas de cada uma

1- NK Store
2- Maria Filó
5- LAs Clothing
6- Cotton On
7- Panô
Se você tem alguma pergunta ou quer algum guide específico, pode mandar no meu direct aqui 🙂

🏋️♀️ WOW! Ansiosa demais para essa collab
🍣 Sushi by YSL? sounds good
⚽ Essa é a marca mais cool da atualidade, e fez o conteúdo mais legal que vi na última semana
Tell me what’s on your mind!
O que achou dessa edição?
love it | boa | ok | could be better…