o tiktok acabou com a criatividade na moda?

porque a gente pergunta pro nosso celular o que devemos vestir?

Hey!

Ando sentindo que a internet ta praticamente derretendo meu cérebro com tanta informação de moda a todo instante. Venho me sentindo incomodada com isso faz um tempo, e refleti muito, conversei com pessoas, e trouxe todas minhas reflexões aqui. Não tenho uma conclusão 100%, mas tenho algumas dicas <3

Além disso, contei sobre o evento Lacoste e NK, dicas da Isa Placucci e maissss :)

Espero que gostem

Have a nice reading!

Porque a gente pergunta pro nosso celular o que devemos vestir?

Faz um tempo que venho sentido um incomodo muito grande toda vez que passo horas nas redes sociais (estamos todos assim?). Isso que eu sigo apenas contas e pessoas que me interessam e que falam de assuntos que eu gosto de consumir.

Mas mesmo assim, se eu passo 1 hora no Instagram ou no Tiktok e logo depois me questionar 5 conteúdos que eu acabei de assistir, tenho certeza que vou ter dificuldade em responder. A gente entrou em um modo automático e ta bem difícil sair disso.

Inclusive essa newsletter foi um jeito que eu encontrei de contornar esse incomodo que estava tendo, aqui eu sinto que consigo desenvolver melhor meu raciocínio e não apenas jogar pra audiência o que é trend ou o que estão usando nas Fashion Weeks (não que isso não seja relevante, mas não é a única coisa que importa na moda).

Venho me perguntado muito o porque perguntamos pro nosso telefone o que devemos vestir? Porque estamos indo para o Pinterest ver inspiração de look toda vez que vamos sair? E o mais importante, porque a gente está matando a parte mais legal da moda, que é a criatividade?

As redes sociais aceleraram as tendências, mas foi só quando o Tiktok bombou em 2020 que as coisas começaram a desandar de uma forma muito rápida.

Com o algoritmo especifico pra você, agora a rede social consegue te convencer que você precisa comprar alguma peça para ser cool, ou que você precisa aderir tal tendência para fazer parte de tal grupo. Ou pior: que você GOSTA SIM daquela peça, mesmo tendo certeza que não gosta (foi assim comigo com as calça capri, rs).

Não é mais “your vibe makes your tribe” agora é “your algorithm makes your tribe”. Dependendo do conteúdo que você consome, e de quem você segue, as redes sociais vão te mostrando cada vez mais aquele tipo de conteúdo e você agora pertence a um grupo dentro daquela rede.

(não é atoa que normalmente nossos amigos mais parecidos com a gente, tem a For You super parecida com a nossa).

As microtrends viraram o main fashion, e agora a moda se baseia simplesmente na próxima peça que vai viralizar ou então em qual estampa todo mundo vai gravar vídeo durante a semana. As vezes até mesmo coisas que não estão relacionadas diretamente, viram trend na moda, como por exemplo o BRAT SUMMER (falei disso nessa edição caso queira saber mais).

As redes sociais conseguem te vender muita coisa, mas Tiktok can’t sell personal style!

Ele até pode te ensinar a fazer um styling legal, ou a comprar uma peça trend, mas não pode te ensinar a ter um estilo próprio. E eu acho que a tendência (ironic, isnt it?) daqui pra frente, vai ser cada um focar em desenvolver um estilo próprio e ter peças funcionais e básicas.

É impossível sobreviver na moda com sua personalidade se você vai seguir toda tendência que aparece na sua frente. Além de que é insustentável o consumismo que estão tentando fazer a gente seguir.

Acho que quase todo mundo sofre do mesmo, então vim falar o que eu tenho tentado fazer e que pode te ajudar também:

1- Fazer um deep research em você e na sua personalidade.

Procurar fotos suas antes das redes sociais, ver como você se vestia e porque você se vestia assim (mesmo que seja aquela fase criança/adolescente em que nada faz sentido no seu look).

Acho que a gente sempre teve e sempre vai ter, influencias externas na hora de se vestir, mas o mais bonito é que cada um teve uma vivencia diferente, gostos diferentes e seu estilo é literalmente o resultado de tudo isso.

Por exemplo, eu amava séries da Disney (Hannah Montana, Feiticeiros de Waverly Place…) e eu me vestia como as meninas que eu gostava se vestiam. Ai depois todas minhas amigas do colégio usavam Abercrombie&Fitch, o que fez com que eu gostasse da marca e juntasse no meu estilo. Tudo ia somando, nada ia mudando.

Acho que a graça da moda é isso, você ter suas referências e adapta-las de acordo com o que faz sentido pra você.

2- Buscar outro tipo de referência (dica da minha amiga Lou)

Ao invés de sair procurando no Pinterest pessoas usando looks e copiar eles. Recomendo você procurar outro tipo de foto que consiga te inspirar e fazer um moodboard de como você representaria seu estilo. Fotos de lugares, arquitetura, tecidos, cores…

Eu fiz o meu e é assim:

  • hoje enxergo meu estilo como algo básico mas com um twist, cosmopolita e girly ao mesmo tempo. Achei que essas fotos representaram bem o que eu tento passar na hora de me vestir

3- Trocar o intuitivo pelo analítico

Ao invés de apenas julgar um look entre: gostei x não gostei. Analise os motivos pelos quais você gosta ou desgosta.

Por exemplo, as vezes você acha que uma tendência funciona pra você só porque gostou do todo, mas na verdade você não gosta da peça e sim da composição, ou então da proporção do look, cores…

Ou as vezes você acha que não gosta de uma peça mas na verdade não gostou do styling que a pessoa fez, ou então dos acessórios que ela misturou…

Isso vai treinar seu cérebro para identificar o que faz parte de você de verdade.

Eu sinto que a moda está em uma fase muito rápida e ta muito difícil firmar um estilo pessoal com tanta informação. Mas acho que assim como toda tendência vem com uma contra tendência, agora é o momento de parar, respirar e entender o estilo pessoal, e o poder que isso te da. 

Te garanto que você vai comprar menos roupas e vai ter cada vez menos dificuldade em escolher um look.

 


Shop my cool finds 🙂 

HELLOUSSS, aqui é a Isa Placucci, sou influencer digital de beleza, moda e lifestyle e tenho 20 anos (não precisa falar que você achava que eu era mais nova).

”Nossa Isa, mas como você começou na internet?” Desde muito tutuquinha sou apaixonada por me comunicar e acho que na verdade sempre levei jeito para isso! Óbvio que já tive canal no YouTube quando era mais nova né… Era um mico! E nem tenta procurar porque thanks god eu apaguei o perfil. E foi durante a pandemia que eu me interessei em criar conteúdo pelo Tik Tok, mas demorou para eu perder a vergonha, então tem 2 anos e trabalho com a internet. E Here we are!

WHAT'S ABOUT TO BLOW UP: BEAUTY TREND

Você já parou para pensar quantas trends de maquiagem a gente já teve só esse ano? Vou te lembrar algumas das mais virais: Pele glow, sobrancelhas fluffys, make vinil, strawberry makeup, sunset blush, delineado gráfico, soft grunge, ballet core, máscara de cílios coloridas… Vish se eu fosse falar todas daria um TCC inteiro!

 
E o que as minhas seguidoras mais me perguntam é “Isa qual trend apostar agora?” E a minha resposta tem sido uma só, o que mais se fala agora no tik tok é o “blushblindness” e óbvio que seguindo essa mega tendência o novo boom no beauty vai ser uma mudança drástica no nosso estilo de blush!

A gente estava na fase do blush rosa, beeeem rosa pink e bem marcado e vamos direto para uma tonalidade de blush diferente que estão apelidando de Blonzer, uma técnicas que é basicamente um blush que além de deixar com carinha de queimada ele também bronzeia o rosto.

A maquiagem vai ser inteira feita em tons mais terrosos com o intuito de uma coisa bem natural e bronzeada. A ideia é que você use um produto com a tonalidade de um marrom mais quente, que pode ate puxar para o terracota. 

Além de ser uma trend que deixa a maquiagem mais natural também deixa ela mais fácil, porque você não vai mais precisar usar blush e depois bronzer, tudo se une em um único produto!

Calma! Óbvio que eu vou te indicar alguns produtos para você ter e conseguir o efeito do blonzer na sua make!

Te salvei né?! Ai como eu AMO uma tendência de make! Me segue nas minhas redes para ver tooodas as dicas que eu dou do mundo da beleza! 

XOXO 

IP

Lacoste Le Cafê

Fui no evento de inauguração do café Lacoste aqui em São Paulo, que está aberto ao público desde ontem (12). A unidade fica dentro da loja da NK na Haddock Lobo.

Para quem já foi na NK sabe que o espaço interno deles é perfeito para eventos, e como sempre, foi incrível.

A coleção FW24 Capsule estava exposta e simplesmente um look mais lindo que o outro. Eu amo que a Lacoste tem uma estética muito bem definida, mas eles sempre se atualizam.

Fiquei obcecada por essa bolsa

Todo os detalhes do evento estavam perfeitos, os finger foods todos temáticos! Inclusive esse cake pop tava MUITO bom. Era de chocolate com chocolate branco. Uma delícia.

O cardápio do café que vai estar aberto do dia 12 ao dia 29 de setembro é esse aqui, e eu experimentei o cappuccino que ta 10/10.

Vale super a pena visitar! 🐊

Minha nova base favorita!

Eu nunca gostei de usar base com cobertura muito alta, ou que deixa a pele matte. Já testei algumas bem famosas e nunca me adaptava. Eu tava usando a Forever Natural Nude da Dior, e até que gostava.

Ai ela acabou e quando fui recomprar, a vendedora da Sephora me apresentou uma outra que também é da Dior mas gostei muito mais do acabamento. A Forever Skin Glow.

Essa é minha pele usando ela (sem filtro algum)

As duas são o mesmo valor, mas senti que a Skin Glow deixa uma pele mais hidratada e bonita. Ela é uma base mais cara comparada com o mercado, mas sinto que ela rende MUITO (uso 2 gotinhas pro rosto todo), então acaba compensando. A pele fica LINDA.

From “mom approves” to “cool brand”

Um dos melhores rebrandings que vi nos últimos tempos foi o da Coach. Não sei vocês, mas conheço a marca há muitos anos e sempre tive uma imagem dela na cabeça muito diferente da que eu tenho hoje.

Lembro de minha mãe gostar das bolsas, eu olhava e achava que eram peças para pessoas mais velhas. Sempre achei tudo muito clássico.

Olhem esse reels do desfile deles na NYFW. Simplesmente jovem, cool, por dentro das tendências.

Um case muito legal de acompanhar, achei que a marca soube se reinventar MUITO bem! Um highlight especial para as bolsas do desfile!! Uma mais linda que a outra

🎾 US Open but make it Chanel

🛩️ Cool arrivals dos anos 90

🍿 Dicas de documentários de moda no Youtube

 

Tell me what’s on your mind!

O que achou dessa edição?

SEE YOU NEXT FRIDAY!