- the setters ⚡
- Posts
- meu maior FOMO fashion
meu maior FOMO fashion
Hey!
Essa semana não poderia falar de outra coisa sem ser o desfile da Coperni. Como uma pessoa que cresceu alucinada com a Disney (ainda sou!!!), ver um desfile acontecendo lá foi algo que me despertou um sentimento que não sei nem descrever. Foi o meu maior FOMO fashion, eu nunca quis tanto ir em um desfile em toda minha vida. Fiquei arrepiada do início ao fim (isso que eu vi online, se eu tivesse lá eu ia chorar certeza absoluta). When magic meets fashion ❤️
Have a nice reading!
Fashion week is over, and so is my brain
Semana de fashion week normalmente é uma overdose de informação para quem gosta ou trabalha com moda. O feed do Instagram é bombardeado com fotos de desfile toda hora, todos os dias. E é BEM difícil se diferenciar e marcar uma presença online que seja digna de viralização. Afinal, parece que na semana de moda tudo é muito importante e tudo merece compartilhamento.
Confesso que sou muito seletiva (talvez até demais) com o que eu compartilho sobre as semanas de moda, tenho a impressão que tudo já foi dito e visto e não gosto de ser repetitiva (inclusive esse vídeo fez eu refletir ainda mais sobre esse tema). Por isso quis trazer um olhar diferente (talvez nem tanto) para essa semana, que se encerrou da maneira mais legal possível, com um desfile incrível da Coperni na Disney.
When magic meets fashion
O lugar mais mágico do mundo recebeu um desfile de moda pela primeira vez na história. A marca francesa Coperni, mesmo sendo super recente (fundada em 2013), já criou peças icônicas e é uma das únicas marcas que consegue viralizar toda temporada.
Quem lembra da bolsa feita de ar? Ou do vestido que foi feito na hora para a Bella Hadid? A Coperni é uma das marcas mais inovadoras e que traz muita critiviadade para o mundo da moda, e eu amo isso.
Depois de assistir o vídeo online do desfile, e entrar nas redes sociais e ver que todo mundo estava comentando e postando, me fiz a seguinte pergunta:
Com mais de 100 marcas desfilando nas grandes semanas de moda (NY, London, Milão e Paris), fazer uma coleção bonita basta?
Acho que essa pergunta pode ser respondida a informação de que a Coperni ganhou +151% de popularidade logo após o desfile (dado baseado em uma pesquisa de Tweets sobre os desfiles de moda da PFW feito pela data but make it fashion). E foi o desfile mais viral da temporada. Esse fato não teve quase nada a ver com as roupas apresentadas.
O desfile digno de viralização não teve quase nenhum comentário sobre as roupas. Os posts se resumiam em: DESFILE NA DISNEY!!! e KYLIE JENNER DESFILANDO!!!
O que mais me emocionou de fato não foram as roupas, foi todo o contexto, a mágia da Disney atrelada a arte que é a moda. As músicas, os efeitos visuais e sonoros no castelo, o afterparty e o parque aberto para o público depois do desfile foram os pontos que mais me chamaram atenção (claro que também olhei as roupas, mas confesso que ficaram em segundo plano).
I’m too cool to post about my own show
A estratégia nas redes sociais das marcas também diz muito sobre o posicionamento delas. Por exemplo, a Coperni quase não postou sobre o desfile no dia. Todas as influenciadoras fizeram overposting por ser uma experiência totalmente única, mas a marca em si, teve 2 stories e 1 post no dia. Quase como se a viralização tivesse acontecido sem intenção alguma da marca.
Tudo comunica, ainda mais nesses períodos que a marca está sob os holofotes.
Ainda mais hoje em dia, em que a Fashion Week quase não é mais sobre as roupas desfiladas, é muito mais sobre quem vai sentar na fila A, como será o convite e se vai ter algum momento viral.
Em um mundo onde a atenção é um recurso bastante escasso, criar momentos memoráveis nos desfiles é a nova chave para o sucesso das marcas. O futuro da moda está nas experiências que vivemos. É uma nova era, onde cada desfile é uma oportunidade para contar uma história, e reforçar a identidade da marca. Eu ainda sou uma BIG FAN de desfiles.
Ao focar na experiência, as marcas não apenas promovem suas coleções, mas também solidificam seu posicionamento no mercado, tornando-se parte de uma narrativa maior que envolve cultura e arte.
RUNWAY GUIDE
Quando comecei a estudar sobre moda, estudei um roteiro de como analisar um desfile e vim compartilhar caso vocês tenham dificuldade. Acho ele ótimo e simples, enjoy :)
1- Antes do desfile: Pesquisar sobre DNA e história da marca
2- Trilha sonora: A música diz muito sobre o que a marca está tentando passar. Como é o ritmo? Tem letra? Tem mais de uma música tocando?
3- Temática: Qual o tema da coleção? Normalmente as marcas divulgam o nome e tema da coleção antes do desfile
4- Release: História sobre a coleção contada pela marca. Normalmente esse release é de fácil acesso na internet e em veículos de moda.
5- História contada: Qual história a coleção está contando? Os looks seguem o mesmo mood ao longo do desfile ou isso vai mudando?
6- Expressões e catwalk: Como os modelos estão desfilando? Qual a expressão em seus rostos?
7- Cenário: Luzes, passarela e objetos
8- Convidados: Quem são os convidados principais? Quem está sentado na primeira fileira?
Essas perguntas ajudam a entender um pouco mais sobre o desfile e o que a marca está querendo comunicar. O que se repete muito, é o que a marca acredita ser tendência.
ALL TIME FAVS
As casas de moda, como Chanel sob a direção de Karl Lagerfeld, se destacaram por criar cenários impressionantes que não apenas mostravam as coleções, mas também contavam histórias. Alguns deles serão lembrados por muito tempo.
Fiz uma listinha de alguns que são meus favoritos:
TREND REPORT PFW 2024
Acabei de falar que Fashion Week não é só sobre roupas, mas elas ainda são importantes. Então juntei tudo o que eu acho que vai ser trend nos próximos meses de acordo com os desfiles:
#1: Cintura marcada e volta das silhuetas super femininas
#2: Cintos (vários) - inclusive a Prada usou cintos nas bolsas -
#3: Butter yellow ainda está tendo seu momento e acho que vai puxar para outros tons pastéis
#4: Camurça!!!
Shop my cool finds 🙂
Top Renner (Achei lindo e esse recorte ta muito legal)
Lip mask Fenty (vi várias reviews no Tiktok e to determinada a comprar)
Bolsa NV x Luisa Barcelos (chic e super versátil)
Top Zara (perfeito para um look high low)
Tênis Adidas (acho que é minha cor favorita do SL-72)
High-Low outfits w/ Carol Santina
Hello gente💓 Carol Santina aqui! Tenho 21 anos, sou apaixonada por MODA e sempre compartilho todas as tendências com vocês nas minhas redes sociais <3 |
Bora falar de uma trend coringa, que vai dar um toque fashion a mais nos seus looks sem muito esforço: o estilo HIGH-LOW!
Na teoria, a tendência high-low na moda se destaca pelo mix de peças de alta costura com itens mais acessíveis, criando um look equilibrado e autêntico! (ÓBVIO que maioria das pessoas, assim como eu, não tem uma peça de alta costura no closet! Nesse caso estamos falando de peças mais “formais e elegantes”).
Essa trend democratiza o estilo, permitindo que todos expressem sua individualidade sem se prender a rótulos de preço. Mas como podemos usar essa tendência no nosso dia a dia? 🤔
Quando fazemos combinações high-low, o foco está em CONTRASTES! Imagina um look com um vestido elegante + um tênis despojado: o resultado é um look chic e confortável, isso é high-low!
Se prepara porque eu fiz uma lista com 4 combinações high-low SUPER fácies para você fazer com as suas roupas!
1- blazer de alfaiataria + calça jeans
2- saia lápis + camiseta oversized
3- calça de alfaiataria + papete
4- calça jeans over + scarpin
THAT’S ALL! 💫 Espero que tenham gostado das dicas e quero saber a opinião de vocês sobre essa tendência! usaria ou não? 🤔
O que não saiu da minha cabeça a semana toda…
#1: Meu novo óculos favorito. Eu sempre usei óculos de sol de formato bem pequeno porque meu rosto é quadrado e achava que ficava mais harmonico, mas eu amei esse. Bem clássico e atemporal. É da Affare (cupom: PRI15)
#2: Esse look que usei em um evento. Amo essa bota da Schutz e acho que ela fica perfeita com alfaiataria oversized.
#3: Trabalhar de cafés fofos. Essa semana conheci esse café novo chamado Café Cultura (tem unidade em vários estados do Brasil), adorei e escrevi essa newsletter quase que inteira de lá
Meu novo elogio favorito essa semana foi: sua pele ta muito hidratada.
Quando minha irmã me falou isso eu pensei na hora o que eu tava fazendo de diferente e foi simplesmente a Niacinamida corporal da Simple Organic.
Faz umas duas semanas que eu to usando todo dia depois do banho! To adorando usar ela porque além de hidratar muito, ela não tem cheiro (não gosto de hidratante com perfume).
Testem e me contem depois
Simplesmente um dos melhores momentos da Fashion Week!
A Louboutin foi além dos desfiles clássicos e fez uma super apresentação e performance com tobogã em formato de sapato e eu simplesmente achei genial.
Marcas que sabem sair do óbvio nos dias de hoje em que parece que tudo já foi visto e feito, tem meu coração.
Tirando o fato de que eles colocaram o sapato em um lugar totalmente inesperado: embaixo da água.
Amei amei amei. Vou pensar sobre isso por muito tempo.
🎨 O processo criativo mais fofo e legal que vão ver hoje
🐚 Quero ver alguém falar que moda não é arte depois disso aqui
📩 Os convites mais legais da temporada de Fashion Week. Amei o da Miu Miu
Tell me what’s on your mind!
O que achou dessa edição?
love it | boa | ok | could be better…