da pra ser estiloso com -10°C?

achados na farmácia gringa, dicas para um fresh start em 2025 com Tchela & more

Hey!

No hemisfério Norte, o clima já está perfeito para esquiar, e essa semana vi um post sobre Cortina d’Ampezzo nos anos 80, o que fez eu ficar completamente apaixonada pelas roupas que as pessoas usavam para praticar o esporte (meu hiperfoco da semana). Então fiz uma linha do tempo da moda no ski.

Além disso, a minha melhor amiga (Tchela) compartilhou as dicas dela para ser sua melhor versão nesse ano, dei dica dos meus achadinhos da farmácia gringa & more 🙂 

Espero que gostem

Have a nice reading!

Ready, set, ski! ⛷️

Já falei por aqui algumas vezes sobre esporte e moda, e uma das grandes tendências deste ano é o aprimoramento das roupas esportivas. Entre os esportes mais em alta atualmente está o ski, e estamos entrando na melhor época para praticá-lo.

Recentemente, vi um post sobre uma estação de esqui dos anos 80 e fiquei completamente obcecada pelas roupas daquela época. A partir daí, comecei a pesquisar mais sobre o assunto, e é isso que vou compartilhar com vocês na edição de hoje – mesmo com a sensação de 50 graus no Brasil, o inverno no hemisfério norte e o ski continuam a ser uma inspiração de moda, mesmo para quem não pratica.

O ski é um esporte que tem seus primeiros registros há mais de 5.000 anos, em pinturas rupestres. No entanto, foi em 1850 que Sondre Norheim transformou o ski e criou o equipamento mais parecido com o que usamos hoje. E desde então tivemos muitas evoluções, tanto no sentido prático, como no fashion.

Vamos começar do começo:

1950

Foi só nos anos 50, que o ski começou a ser visto como uma atividade recreativa de fato. A grande inovação foi a introdução de materiais sintéticos, que substituíram as roupas 100% de lã.

As calças passaram a ser mais justas, enquanto as camisas ficaram mais largas, promovendo maior mobilidade. Foi também a década em que surgiram as primeiras "calças stretch", muito parecidas com leggings, mas feitas de um material mais espesso, ideal para o clima de inverno.

1960

Nos anos 60, o vestuário de ski passou a receber mais atenção, tanto em funcionalidade quanto no estilo.

Roupas mais justas e leves, com tecidos melhores, ajudaram a manter o calor e criaram um visual mais colorido. Essa década também introduziu as botas de plástico, que substituíram as de couro.

As puffer jackets e suéteres vibrantes, combinados com calças stretch, foram looks típicos nas pistas de esqui. Foi também a época que surgiram as faixas de cabelo para aquecer as orelhas.

1970

Nos anos 70, foi a época das as jaquetas de nylon e as camadas de fleece para garantir camadas mais eficazes e quentes (vemos até hoje).

Além disso, o vestuário de ski começou a se misturar com o streetwear, com jaquetas acolchoadas de nylon e mangas removíveis, que se transformavam em coletes. As cores vibrantes e os materiais sintéticos continuaram em alta.

1980-1990

Os anos 80 foram uma explosão de cores neon, "onesies" e spandex (macacões para ski).

Materiais leves, mas quentes, começaram a substituir as camadas volumosas, e foi também quando surgiu a tecnologia Gore-Tex, um material à prova d'água e que mantém o calor.

2000 - Hoje

Nas décadas seguintes, as tendências começaram a ficar mais básicas.

O estilo dos snowboarders influenciou as roupas de ski, com camadas externas folgadas e fleeces sintéticos se tornando comuns.

As cores neon deram lugar a tons mais sóbrios, e o visual foi ficando mais minimalista. As roupas continuaram evoluindo para garantir não só estilo, mas também conforto e funcionalidade.

Ao longo das décadas, o ski se tornou cada vez mais popular como atividade recreativa. As roupas, sempre acompanhando as inovações tecnológicas, passaram a refletir as tendências da moda, combinando funcionalidade e criatividade.

Hoje, vemos grandes marcas de luxo lançando coleções exclusivas, campanhas dedicadas a essa temporada e até lojas pop-up nas estações de ski mais famosas do mundo. O ski deixou de ser apenas um esporte e se transformou em um verdadeiro estilo de vida, onde moda e esporte se encontram de forma única.

⛷️ Está indo esquiar e quer dicas do que levar? Separei algumas coisas que encontrei e que acho que valem a pena.

Jaquetas:

One piece:

Calças:

Sapatos:

*essa pauta foi sugestão de uma leitora, se você também tem alguma, manda aqui


🇺🇸 Cool finds USA edition
  • Yoga Jacket (esse estilo de jaqueta está viralizado e na Lululemon custa 118 dólares, achei essa na Target e foi 17 dólares)

  • Please don’t die (amei esse vaso para colocar plantinhas)

  • Sundae (uma espuma de banho em embalagem de chantilly, amei)

  • Bandaids (achei muito legal esses bandaids, muito melhor que os sem graça que usamos normalmente)

  • Hally (isso é um Hair Gem Styling, ou seja, para grudar gems no cabelo. Quaaase comprei, mas acho que nunca iria usar)

Fresh start w/ Tchela Lahoz

Oii, eu sou a Tchela, tenho 25 anos, sou formada em publicidade, e trabalho em uma empresa de mídia.

Compartilho a minha rotina de trabalho, estudos, treinos, leituras e vida social no Instagram e Tik Tok.

Ano novo é sempre aquele momento em que a gente quer começar com energia renovada, cheia de planos e metas. Mas como garantir que o fôlego vai durar além de janeiro?

Resolvi compartilhar 3 dicas simples que transformaram minha rotina – todas inspiradas em leituras que eu amo e que fazem total diferença no meu dia a dia.

1. O SEGREDO ESTÁ NOS HÁBITOS PEQUENOS

Aprendi em "O Poder do Hábito", de Charles Duhigg, que mudanças duradouras começam pequeno. Quer meditar todos os dias? Comece com 2 minutos. Quer ler mais? 10 páginas por dia já é um avanço. O segredo está em criar gatilhos que te lembrem do hábito (deixar o livro na mesinha de cabeceira, por exemplo) e se comprometer, mesmo que de forma mínima. Consistência é mais poderosa que intensidade.

2. ESCOLHA SUAS PRIORIDADES, NÃO TENTE FAZER TUDO

Essa é para quem quer abraçar o mundo. "Essencialismo", de Greg McKeown, me ensinou a perguntar: “O que realmente importa agora?”. Escolher menos coisas para focar não é preguiça, é inteligência estratégica. Para mim, isso significa começar o dia listando as 3 coisas mais importantes que preciso resolver e não me distrair com o resto.

3. A ENERGIA MOVE O QUE VOCÊ ACREDITA

No livro "Os Quatro Compromissos", Don Miguel Ruiz fala sobre a importância de honrar sua palavra – e isso inclui como você fala consigo mesmo. Trocar aquele “não vai dar tempo!” por “vou fazer o meu melhor” muda toda a energia.

As farmácias dos Estados Unidos deveriam ser consideradas ponto turístico. Se deixar, eu passo horas e horas (até a parte de remédios eu acho interessante).

🌟 Tirei foto de algumas das coisas mais legais e diferentes que vi para compartilhar por aqui.

Valentines Day está chegando por aqui (14.02) e tem coisas temáticas em todo lugar, inclusive na farmácia. Achei essas velas muito fofas e super cheirosas.

Vocês já devem ter visto aqueles adesivos de espinha em formato de estrela (eu amo e uso muito). Encontrei esses da Hello Kitty com todos os personagens da Sanrio! Comprei um e ainda to me acostumando com a ideia de sair com uma Hello Kitty no rosto.

Da mesma marca dos adesivos de espinha (Starface), achei esse lip balm deles. Achei a embalagem bem legal, me lembrou o blush viralizado da Milk.

Os melhores esfoliantes são dessa marca. Super cheirosos e você encontra em todo lugar por aqui. O de raspberry é meu favorito.

Em um bad hair day, além de um slick bun, usar faixa de cabelo também é uma boa opção. Comprei essas da Scünci e adorei, passei o dia todo com ela e nem percebi porque o tecido é super macio.

Continuando no bad hair day, esses shampoo a seco da Batiste são super viralizados e comprei um pra testar (depois faço um review).

📍Walgreens

Essa semana as temperaturas caíram muito aqui (ontem fez 4 graus). Então meus looks estão sendo mil camadas, blusa térmica e casacos grandes por cima.

 🌟 Meus 3 favoritos da semana 🌟

1- Suéter Zara | Calça Renner | Tênis Adidas | Óculos By Helena Bordon

2- Blazer Zara | Calça Carol Bassi | Ugg | Boné The Setters (hehe)

3- Casaco The North Face | Calça C&A | Tênis Adidas | Óculos By Helena Bordon

Os anos 90 foram verdadeiros "golden years" da moda, uma década em que a autenticidade era o ponto principal da maioria das grandes marcas.

Na final da Copa do Mundo de 1998, a YSL decidiu fazer um desfile para celebrar os 40 anos da seleção da França (que acabou ganhando do Brasil de 3×0 nesse jogo e sendo campeã mundial).

Por mais que o público que estava no estádio talvez não fosse o alvo da YSL, a ação com certeza gerou muito awareness pois foi transmitida mundialmente, e foi a primeira vez que uma marca de moda decidiu fazer algo do tipo. Não atoa, falamos desse momento até hoje, 26 anos depois.

Recebo várias perguntas no meu direct e amo trocar ideias e conhecimentos com vocês, então decidi criar essa coluna em que escolho uma e compartilho a resposta. Vai que a dúvida de alguém a sua também 🙂 

Falei no meu daily esses dias que uma das minhas formas de treinar o inglês é assistir e acompanhar influenciadoras gringas. Então segue a lista das minhas favoritas:

🌸 Instagram

Sarah Cuervo (ela é latina mas o conteúdo é em inglês e ela ta morando em NY)

🌸 Youtube 

Eva Meloche (ela ta morando em copenhagen e to amando acompanhar)

Alia Zaita (meu tipo favorito de conteúdo: vlog em NYC)

Maiazine (dicas de styling e tendências)

❄️ Looks de famosos em esportes de neve para completar a newsletter de hoje. Minha favorita é a Lady Di

🏃‍♀️ Essa collab ta linda e essa direção criativa também!!!

🎁 Eu achava que esse ano não iam compartilhar os papéis de presente das Kardashians. Meu favorito é o da Kendall (as always)

 

Tell me what’s on your mind!

O que achou dessa edição?

SEE YOU NEXT FRIDAY!