- the setters ⚡
- Posts
- a revolução do streetwear
a revolução do streetwear
a Nike apostou em um novato e foi seu maior acerto

Hey!
Eu tinha 19 anos quando juntei todo salário do meu estágio pra comprar um Air Jordan amarelo (kkkk help). Lembro exatamente da sensação de desejar aquele tênis por meses. A história da marca Jordan é fora da curva. Um dos maiores atletas do planeta, em parceria com uma das maiores marcas do mundo, não só criou um tênis icônico, mas mudou para sempre o rumo do streetwear. Uma história que vale a pena ser contada.
Além disso, a Thu veio falar sobre trends de acessórios e eu fiz minha lista da black friday.
Espero que gostem :)
Have a nice reading!
Nike’s most iconic shot
Quando marcas e produtos levam o nome de alguém, é quase impossível separar um do outro. Mas Michael Jordan fez justamente isso. Hoje, o tênis mais icônico da Nike carrega o seu nome e, ao mesmo tempo, tem vida e status próprios, completamente independente da imagem do atleta. Jordan e Nike formaram um dos maiores cases de sucesso da moda e do esporte, mudando para sempre o rumo do streetwear no mundo inteiro.
O Draft de 1984 — quando a NBA escolhe os novos jogadores da temporada — marcou o início da narrativa pública de Jordan e do seu estilo. O ex-astro de North Carolina, que deixou a faculdade um ano antes da graduação, entrou no Madison Square Garden usando um terno risca-de-giz, cabelo aparado e gravata. Um look bem “primeira entrevista de estágio”.
Logo de cara, chamou atenção. No seu ano de estreia, assinou um contrato com a Nike — uma aposta ousada da marca, que até então focava apenas nos veteranos, enquanto Jordan ainda era um nome desconhecido. Algumas pessoas e algumas marcas têm um sexto sentido impossível de ensinar: um instinto natural para o que vai virar tendência. Dessa vez, a Nike acertou em cheio.
E não apenas na escolha do atleta que representaria uma linha inteira, mas também por desafiar as próprias regras da NBA. Na época, o tênis dos jogadores precisava ser majoritariamente branco. O modelo criado para Jordan tinha três cores (as cores do Bulls) e o vermelho dominava.
Cada jogo “fora da regra” custava uma multa de 5 mil dólares. Muitas multas, mas também um marketing genial. A Nike atraiu os olhos certos. Virou assunto nas transmissões, nos bastidores e no público. E tudo isso num campeonato em que a Converse era a marca dominante.
Jordan usou o tênis proibido no campeonato de 1985, com duas correntes de ouro balançando no ar e um par de brincos chamativo. Levar as multas, ali, simbolizava exatamente o espírito desejado: ousadia, rebeldia, atitude.
O império Air Jordan hoje avaliado em 3,6 bilhões de dólares, virou o mundo esportivo de cabeça para baixo e trouxe o olhar da moda para dentro das quadras. Depois disso, o streetwear nunca mais foi o mesmo.
Ouso dizer que Michael Jordan foi tão importante para a moda quanto foi para o basquete. Antes dele, esses universos raramente se cruzavam. Hoje, a linha Jordan tem dezenas de categorias de produtos e o icônico tênis segue atual desde 1985.
O homem com a maior média de pontos da história — temporada regular + playoffs (últimos termos técnicos, prometo!) — nasceu para brilhar. E sempre soube usar o vestir como parte dessa estratégia. Ele calculava tudo: a roupa, os brincos, até como raspar a cabeça.

E a revolução não parou nos tênis. Sua obsessão por shorts extralargos fez a liga abandonar os shortinhos curtíssimos usados por décadas, dando origem ao modelo que hoje conhecemos como basketball shorts.
Seu estilo moldou o streetwear dos anos 90, especialmente no cenário hip-hop. Enquanto o mundo adotava ternos minimalistas e ajustados, Jordan era fiel aos volumes, aos cortes largos e ao movimento.
Também foi um dos primeiros a transformar o tunnel walk — o caminho do vestiário até a quadra — em um momento fashion. Hoje, é quase um red carpet, onde jogadores exibem estilo e constroem imagem. Jordan abriu essa porta para LeBron James, Russell Westbrook e Shai Gilgeous-Alexander (um dos principais do túnel nos dias de hoje).
Hoje, quarenta anos depois, Michael Jordan continua sendo um dos maiores nomes do esporte mundial. Mais do que isso: ele criou uma ponte definitiva entre esporte, moda e identidade. Se hoje parece natural ver esses dois mundos caminhando lado a lado, é porque Jordan abriu essa trilha, passando por cada pedra no caminho, e se tornou um dos grandes responsáveis por esse encontro que mudou tudo.
Shop my cool finds 🙂 BLACK FRIDAY EDITION!
Blusa renda nk: acho linda, da para usar em diversos looks e ocasiões
Iluminador corporal Fenty: já indiquei aqui, e ta em sale! Ele é maravilhoso e rende muito
Sapatilha Larroudé: toda vez que uso alguém me pergunta da onde é, rs. Amo essa sapatilha e ela é muito confortável, uso muito.
Vestido TIG: sou obcecada nesse vestido!!!
Blusa H&M: o preço ta realmente ótimo e é linda
Summer trends for accessories w/ Thu Villas
![]() | Oii leitoras da The Setters, |
Hoje te convido para uma visualização: sua viagem de férias. Você está na pousada com as suas amigas. Passou o dia na praia. Pele bronzeada. Ar condicionado no máximo. O quarto tem uma tomada disputada por 5 secadores e 3 babyliss (esse você ainda não sabe usar mas a sua amiga Ana diz que sabe). A bancada do banheiro está lotada de necessaires de maquiagem, skincare e protetor solar. E no quarto só se escuta: “faz meu delineado?” e “alguém viu meu rímel?”.
Você finalmente se arruma. A make está impecável. O look está “looking”.
Mas aí bate aquela sensação que toda mulher já sentiu: está faltando alguma coisa.
E por experiência própria, quase sempre essa “coisa” são os acessórios.
Eu aprendi me observando, observando minhas amigas e nossas clientes que o acessório não é só um detalhe. Ele é o seu toque final, quase como se fosse a sua assinatura no seu look! E principalmente no verão, quando geralmente usamos looks mais leves e estamos com peles mais bronzeadas, eles ganham ainda mais relevância! Seja na cor, no brilho ou em um símbolo que represente algo sobre você!
Por isso, vim aqui dividir com vocês quatro tendências e apostas que tenho visto ganhar força e que já começaram a definir o mood desse verão (e também pra te ajudar a não sentir que “tá faltando alguma coisa” de novo).
1- Cores e pedras
Independente de acreditar ou não no poder energético das pedras naturais, o impacto visual é muito poderoso! Um colar com cor vibrante cria contraste e pode transformar seu look. E, principalmente no réveillon, dizem que usar a cor que representa seu desejo aumenta as chances dele acontecer (talvez não garanta 100%, mas ajuda rs)

2- Personalização
A “febre” dos charms não foi à toa. É muito especial usar algo que seja exatamente do seu gosto, criado por você e para você. A personalização é uma forma de traduzir a sua personalidade, uma memória, deixar seu look único como você!

3- A era dourada
As prateadas que me perdoem, mas o dourado no verão é imbatível. O brilho dourado com a pele bronzeada… 10/10!

4- Mix de acessórios
E pra fechar, nada mais verão do que um mix com diferentes camadas, alturas e texturas. Colares que viram bodychains, handchains que viram colares... É uma época solar, divertida, então aposte nas suas combinações sem medo de errar!

E aqui uma dica bônus: elementos do fundo do mar como conchas, estrelas e peixes já apontam como a grande estética dessa temporada. Veremos muuito nesse verão!
Pra mim, essas tendências são apenas pontos de partida. O que importa mesmo é como você encontra espaço pra elas dentro do seu próprio estilo!
E claro que esse olhar também guia muito do que eu crio dentro da GUYA. Então te convido a conhecer a nossa marca e ver como tudo isso vai ser traduzido no nosso verão!
Espero que vocês gostem!
Beijos,
Thu
A Maia é uma das minhas youtubers favoritas — ela até já escreveu para essa newsletter — mas nunca tinha parado aqui, de fato, para indicar o canal dela.

captura de tela do canal MAIAZINE
Eu sou uma grande fã do YouTube e consumo muito conteúdo de moda. Por isso, preciso recomendar o MAIAZINE. A Maia tem uma criatividade fora da curva e sempre dá dicas muito pertinentes de como aproveitar melhor as peças que você já tem no closet, em vez de sair comprando todas as tendências que aparecem por aí.
As edições dos vídeos são supercriativas, cheias de boas ideias de styling, e ela ainda antecipa tendências que só chegam no Brasil na estação seguinte.

Essa semana eu reassisti As Aristogatas pela primeira vez desde adulta, e redescobri uma das minhas estéticas favoritas da Disney antiga. As cores chapadas em tons pastel, as fontes cursivas coloridas, aquela sensação de aconchego… tudo é absolutamente lindo.
A Zara Home lançou uma coleção de Natal inspirada no filme e, obviamente, eu fiquei obcecada. Quero literalmente todos os itens.
E enquanto mergulhava nesse universo, comecei a reparar como essa mistura de cor + tipografia está voltando em algumas peças de roupa também. Separei as minhas favoritas.

O Espace Gabrielle Chanel foi inaugurado na China: uma biblioteca pública dedicada à arte contemporânea, com mais de 50 mil livros (Paradise on Earth!).
Assinado pelo arquiteto Kazunari Sakamoto, o projeto marca a primeira grande iniciativa do Culture Fund da Chanel na Ásia. Em vez de construir espaços próprios, a marca investe em parcerias estratégicas, colaborando hoje com mais de 50 instituições de ponta ao redor do mundo.
Cada vez mais, as marcas entendem que precisam oferecer muito além de produtos: precisam de propósito, presença cultural e diálogo com a arte. O público já não quer só saber o que a marca vende, mas quem ela é.
Criei esse quadro para responder perguntas de vocês, direto ao ponto. As vezes a sua dúvida é a mesma de outra pessoa! :)

Summer is calling!
A melhor época do ano finalmente tá chegando, e minha cabeça já virou 100% para os looks de verão. Pra mim, óculos de sol mudam tudo, são o detalhe que faz o look acontecer. Dei uma boa pesquisada e separei meus favoritos:
Helena Bordon | Cicia | Rayban | Livo | Zerezes
Se você tem alguma dúvida ou quer algum guide especifico, manda aqui de forma anônima e quem sabe eu respondo na próxima edição 🙂
⛷️ Love this combo! Nike x Jacquemus lançaram mais uma collab genial
💿 O calendário advento mais legal que você vai ver hoje
🎨 Brands ❤️ artists. Um exemplo de como ter conteúdo autêntico e original.
Referral Program
No gatekeeping here! Share your link

Aqui tem o seu link para compartilhar a The Setters com quem você conhece e desbloquear prêmios. Cada pessoa que chegar por você, conta! e dá pra acompanhar tudo em tempo real nesse contador aqui embaixo:
Editor’s note
![]() | Oie! Eu sou a Pri Cao, e eu escrevo, edito e faço a curadoria de cada conteúdo que você encontra por aqui! Sempre fui apaixonada por moda e por toda liberdade criativa que ela nos proporciona. A ideia da The Setters é trazer conteúdos autênticos, com dados e estudos, mas também com a minha visão de mundo. Espero que você goste de ler essa newsletter tanto quanto eu gosto de escreve-la! ❤️ Vou deixar aqui o link das minhas redes sociais para quem quiser trocar (sempre estou aberta e amo muito) |
Tell me what’s on your mind!
O que achou dessa edição?
love it | boa | ok | could be better…


