- the setters ⚡
- Posts
- a moda ta obcecada pelo mundo corporativo?
a moda ta obcecada pelo mundo corporativo?
por qual motivo estamos usando tanto blazers e calças de alfaiataria?
Hey!
Ontem vi o evento da Rhode e o look da Hailey me chamou muita atenção. Esse estilo corporativo foi o principal no desfile da Saint Laurent e me fez me questionar da onde surgiu e porque estamos obcecados com roupas de trabalho.
Além disso meus insights sobre o Iguatemi Talks Fashion, 24h com a Maria Kowalski (i love her e acho que vocês também vão <3) and moreeee!!
Espero que gostem
Have a nice reading!
Are we obsessed with work?
Antes de ontem a Hailey Bieber fez um jantar da sua marca Rhode e seu look escolhido foi 100% corpcore. Como sabemos que ela é a definição de trendsetter, vamos fazer um deep dive nesse estilo e porque ele é tão relevante e usado nos dias de hoje!
Blazers, camisas e calças de alfaiataria, scarpins e até oculos de grau pra quem não tem grau de miopia. Estamos em uma fase obcecados por trabalho e escritórios?
Tendências na moda sempre vem de um comportamento e vontade de mudança latente da sociedade, e existem alguns pontos do cenário macro que refletem exatamente isso e justificam essa alta procura pelo estilo mais corporativo na moda.
🧠 Já ouviu falar de hustle culture?
Você ta na sua casa relaxando depois de um dia intenso de trabalho, abre seu Instagram e assiste os stories da influenciadora que já correu, estudou, trabalhou, leu e agora ta treinando pela terceira vez no dia. Então de repente tudo o que você fez de produtivo no dia, parece que não é nada.
Estamos em uma era de hipervalorização da produtividade extrema, ou hustle culture (estar sempre ocupado). Abrimos as redes sociais e o que mais tem são dicas de como ser produtivo, como vender mais, fazer mais, dormir melhor, comer menos, ver menos TV, ficar menos tempo no celular, e por ai vai… Levar seu corpo e mente pro limite virou normalizado.
🌟 Se você gosta de questionar esse assunto, assim como eu, você vai gostar desse vídeo do Jorge Grimberg em que ele fala da onda anti-wellness e o que realmente é bem-estar
👩💻 Corporate women
Faz alguns bons anos que as mulheres se inseriram no mercado de trabalho mas esse número ainda cresce (de 40% para 47% nos últimos 10 anos segundo o Relatório Global sobre Gênero do Fórum Econômico Mundial) e posições de liderança femininas foram conquistadas recentemente.
Esses fatores fazem com que as peças que antes eram “femininas” tenham que se adequar ao mercado de trabalho e sejam mais práticas e funcionais. Como os kitten heels que estão trending e são muito mais confortáveis do que os saltos altos de 10cm.
🍸 Work, dinner, happy hour….
A rotina cheia e os compromissos pós trabalho também fizeram com que a moda precisasse inovar. Agora o blazer não é só pro trabalho, ele precisa funcionar pro jantar e pro happy hour também. As peças se tornaram mais fashion e versáteis para outras ocasiões.
💼 My office is cooler than yours
Existem vários dados sobre a Gen Z e o mercado de trabalho, como por exemplo a busca por ambientes corporativos mais amigáveis e que valorizem a saúde mental, de preferência que trabalhem na modalidade híbrida (home office + presencial).
A nova geração mudou o ambiente corporativo e até o jeito de trabalhar. Escritórios com áreas sociais para happy hour, momentos de descontração como sala de meditação, mesa de pebolim, etc. são cada vez mais valorizados pelos funcionários.
Toda essa mudança gera impactos no meio da moda, trazendo esse estilo corporativo para um lado mais fashion, diferente e atualizado.
O corpcore (estilo corporativo) toma conta das passarelas de grandes marcas como Saint Laurent e Bottega Veneta nos últimos desfiles da Fashion Week e essa trend parece que vai durar bastante tempo por ser uma mudança perene no comportamento da sociedade.
Saint Laurent SS25 Ready to Wear | Bottega Veneta SS25 Ready to Wear |
Os produtos resultantes dessa trend podem variar e até ter seu momento na moda passageiro (como os óculos de grau da Miu Miu),mas essa busca de mudança continua e mais produtos vão surgindo para que as necessidades sejam atendidas.
Prica’s Tip 🙂
Eu adoro pegar peças desse estilo corporativo e fazer um match com peças mais descontraídas. Acho que é um dos meus truques de styling favoritos!
Montei um moodboard pra vocês se inspirarem (meu favorito é blazer oversized)
Shop my cool finds 🙂
Top Zara (comprei essa semana e to obcecada)
Sapato Schutz (o melhor jeito de usar animal print é nos acessórios, da pra usar várias vezes em looks diferentes)
Bolsa Arezzo (amei a vibe boho)
Jaqueta Mondepars (achei a lavagem linda)
Chapéu Zara (cedo demais para pensar em praia? Achei lindo demais)
Let’s work together w/ Maria Kowalski
Oie! Eu sou a Maria e hoje vou levar vocês comigo 24h em um dos meus “ordinary days”. Mas antes… quem é Maria, né? Eu sou argentina, me mudei para São Paulo com 10 anos com toda a minha família, tenho 30 anos, sou a irmã mais velha de 04, falo muito, dou risada de quase tudo, trabalho com comunicação em uma multinacional, adoro estudar sobre comportamento de consumo e namoro o mesmo menino desde o colégio, essa última parte dá para um livro inteiro. Sim, acabei de misturar toda minha vida em um parágrafo. Vamos lá. |
Good morning setters!
AM
Eu acordo todos os dias 5h30/6h00, tomo um café (sou fã do supercafé, da desinchá, melhor custo benefício e é uma delícia. Fica a dica) e vou treinar, hoje eu fiz musculação.
Depois do treino eu chego em casa correndo, tomo meu café da manhã, banho e já saio para o escritório. Hoje eu trabalho como Gerente de Branding e comunicação na L´Occitane en Provence, marca de cosméticos francesa, inclusive já estou deixando fotos dos meus produtos preferidos do mês e alguns que uso sempre, eu adoro e acho importante testar tudo que estamos comunicando.
Como eu disse, saio correndo, e além de tudo o trânsito de São Paulo não colabora, então hoje a primeira reunião foi do carro mesmo. Essa reunião acontece toda semana, nossa agência de mídia apresenta os resultados da semana anterior e juntos analisamos oportunidades de melhoria para a semana que está começando.
Chegando no escritório eu compro um café duplo embaixo do prédio, ainda em reunião, subo e começa a minha saga de 6 reuniões por dia (em média é isso, e sim, algumas poderiam ser apenas um e-mail), aprovações de conteúdo, seedings e óbvio, bastante risada com o time, hoje especificamente foi o dia que o twitter voltou, o furacão Milton está chegando na Flórida e cada hora que passa tem novas pessoas envolvidas no caso do P Diddy, então tinha bastante papo para descontrair em alguns momentos.
Muitas reuniões são online, mas adoro aproveitar os dias que não estamos em Home office para poder fazer uma weekly (AKA reunião semanal) presencial com meu time para que elas me atualizem de suas demandas e eu também possa passar feedbacks, direcionamentos e trocar sobre desafios do negócio. Fun fact, cada sala na L´Occitane tem o nome de um de nossos best sellers, hoje eu reservei a sala Karité, linha do nosso queridinho creme de mãos.
Entre reuniões e e-mails eu aprovo diariamente diversos conteúdos de influenciadores, conteúdos proprietários, briefings, orçamentos e seedings, envios especiais e criativos para poder presentear personas importantes para o nosso relacionamento de marca.
PM
Eu gosto de almoçar tarde lá pelas 14h00 e geralmente almoço marmita, o escritório não tem muitas opções perto para almoçar, ou então peço uma salada pelo ifood, que foi o caso de hoje.
Depois do almoço continuo o dia no mesmo pique da manhã, esse dia tive reunião com time de e-commerce para alinhar alguns pontos de black friday, com time para alinhamento de conteúdos e com a nossa agência de comunicação e PR, também deu para pegar um pouco de um evento que estava rolando do Meta sobre Gen Z e tendências de mercado.
Quando deu 20h00 eu consegui fechar o computador e voltar para casa.
Chegando tomo uma ducha, faço meu jantar enquanto eu escuto algum podcast (amo call her daddy, pod isso vic?, os sócios, bom dia, obvious … entre outros) e assim que meu namorado chega ficamos conversando, faço um chá e vou dormir.
Espero que tenham gostado, adorei ter meu momento Carrie Bradshaw escrevendo para The Setters!
Bisous,
Maria
Iguatemi Talks Fashion edition
Essa semana aconteceu o Iguatemi Talks Fashion e fui em várias palestras super interessantes ao longo desses dois dias. Vim aqui compartilhar as minhas 3 favoritas e tudo o que eu tirei de importante delas.
#1: Case de sucesso no Instagram (com Beka Gvishiani e Larissa Gargaro)
O Beka é o criador de um dos maiores perfis de moda do mundo, o Style Not Com, e a Larissa trabalha no Meta nos EUA.
Uma das primeiras coisas que ele disse foi: entender seu público é muito mais valioso do que seguir trends e dicas de como crescer nas redes sociais. Em uma era em que te falam para postar fotos, reels e stories 7x por semana, o perfil Style Not Com possui uma única forma de comunicação: textos com fundo azul. E foi assim que ele conseguiu alcançar mais de 400 mil pessoas e hoje é um dois maiores portais de noticia do mundo.
Adorei ver o rosto por trás desse perfil que acho tão brilhante e inteligente. Ele falou algumas coisas sobre como foi crescer tanto nesse meio e o que ele aprendeu com tudo isso. Guardei no meu bloco de notas para ver várias vezes, e podem servir pra você também!
Have fun: Não adianta querer chegar longe com algo sem se divertir no processo. Se você fica obcecado com o resultado, acaba perdendo a parte mais legal.
Dedication: Dedicação, compromisso e constância
Don’t get jaded: Nunca se acostume com algo que você ja ficou super animado. (Essa aqui é uma que eu particularmente penso muito. Toda vez que alguma marca entra em contato comigo para fazer uma publi, ou quando recebo presentes na minha casa, ou então quando sou chamada para um evento que antes eu só assistia pelo Instagram, eu sempre penso: DONT GET JADED! Não quero me acostumar nunca com isso, acho que a animação de fazer uma coisa pela 500x como se fosse a primeira é o segredo pra sempre fazer tudo com todo seu coração.)
Be curious: Pergunte coisas que ninguém mais perguntaria. Ele começou o perfil dele perguntando coisas técnicas de desfiles para quem estava produzindo e até para os diretores criativos da marca. Ele foi seguindo produtores, maquiadores, etc. e ia até o dm dessas pessoas, e elas respondiam. Ser curioso e interessado pelos outros!
#2: A mente por trás da expansão da Golden Goose nas Américas com Silvia Merati
Sempre me interessei muito pela história e sucesso da Golden Goose. Acho incrível como uma marca consegue vender tanto e atingir diversos públicos com um tênis que parece que já foi usado.
Quando compramos um artigo de luxo, a maioria das pessoas guarda com tanto cuidado pra sempre parecer novo, e não ter um arranhão. Ai um tênis de mais de R$1.500,00 é vendido com essa aparência, realmente é algo muito curioso.
A Silvia contou a história e o sucesso da marca e respondeu algumas das dúvidas que eu sempre tive.
Estamos na era da hiperpersonalização, inclusive isso foi citado como trend em uma outra palestras sobre as novas tendências de consumo. Queremos que tudo seja feito para NÓS. A possibilidade de você criar um tenis único, escrevendo e montando do jeito que você quiser, é um dos principais fatores do sucesso atual da marca.
Outro ponto é o valor da imperfeição, o criador da marca queria que o produto refletisse a vida: imperfeita. E pelo visto estamos nessa era de buscar coisas mais reais, sem tanto filtro.
“Quem sabe, sabe” Em um dos textos que escrevi aqui, falei sobre o sucesso do queit luxury e de como as pessoas que fazem parte desse grupo não se importam de parecerem básicas, pois quem precisa saber que a roupa que está usando é cara e de marca, sabe. O mesmo vale para a Golden Goose, quem conhece a marca sabe que é cara por mais que tenha aparência de velha e usada. Eles tornaram “cool” ter a aparência trash com material de alta qualidade.
Outro ponto interessante que também está em alta são as peças de couro destonado. Possui uma aparência antiga mas é uma peça nova e de qualidade.
#3: From local to global com Livia Nunes
Acredito que quase todo mundo que acompanha a The Setters conheça a Livia Nunes, uma das maiores influenciadoras do Brasil.
Sempre admirei o trabalho e criatividade da Livia e ela fez um talk bem relevante sobre o processo criativo dela.
Acredito que cada processo para criar algo seja único de cada um, mas ter um guia as vezes ajuda, então vim compartilhar com vocês alguns dos highlights!
Refs Everywhere! A Livia pega referências em: propagandas, letterings, peças especificas e stylings, formatos de vídeo, filmes, efeitos especiais e pós produção, músicas, viagens e culturas, cenários, fotografias e acting, objetos de cena, cabelo e make…
Alguns dos moodboards dela:
E por fim, uma coisa que ela disse que me marcou bastante porque eu já estive nesse lugar é: Copiarem o seu conteúdo é um ótimo sinal! Ao invés de ficar chateada ou com raiva quando alguém faz algo parecido com o que você fez, sinta-se honrada porque você ta inspirando alguém!
🌟 Autenticidade e constância sempre vence.
Conheci a marca Larroudé há alguns anos atrás quando trabalhava no mercado de calçados e pesquisava muito sobre. Sempre fui muito fã dos produtos, e da marca em si. Ela foi criada em Nova York por um casal brasileiro, e nessa semana fizeram o lançamento aqui no Brasil!
Fiquei MUITO feliz quando recebi esse presente da marca e não podia deixar de compartilhar por aqui, para que caso você não conheça, vale muito a pena conhecer.
Minha wishlist é imensa!!! 🌟🌟🌟
Há cada 3 meses a @lyst solta um report com as marcas e produtos mais quentes do trimestre, e a desse acabou de sair e tive várias surpresas.
Miu Miu voltou para o primeiro lugar, e Loewe caiu para o segundo. Acredito que esteja muito ligado ainda aos bag chamrs que estão trending há algum tempo e não param de crescer.
Ver a Alaïa em 5 lugar me deixou muito surpresa, pois no último trimestre estava em 17 lugar. Tendo um aumento de 51% de buscas nos últimos 3 meses.
Um dos pontos principais para esse aquecimento na marca, foi sua sapatilha viral de tela, que inclusive saiu como o principal produto da lista. Ocupando o primeiro lugar no “hottest pieces”.
Esse report mostra como estamos abertos as novas marcas de luxo, que não somos tão presos no tradicional como Valentino e Miu Miu. Existe espaço para marcas recentes crescerem nesse mercado.
💌 Para ver o report completo, clique aqui. Super recomendo a leitura, tem bastante dado interessante
💋 Lip gloss is our new fav accessory? Depois da capinha da Rhode, as marcas estão cada vez mais inovando no lugar de colocar seu balm favorito
🌟 Quando eu penso em roupas utilitárias é disso aqui que eu to falando
🎤 Justin Bieber fazendo tudo menos voltando pros palcos, rs. Elevai abrir uma nova marca de calçados e saiu os primeiros spoilers. To animada pra ver o que vem por ai.
🔑 Eu meio que moraria aqui dentro
Tell me what’s on your mind!
O que achou dessa edição?
love it | boa | ok | could be better…