1 milhão de dólares para um desfile de 15 minutos?

find out: desfiles, rotina da Lu Amy e o jeito Loewe de fazer Tiktoks

Hey!

Fiquei tão animada pro desfile da Coperni que vai acontecer na Disney World de Paris que decidi escrever sobre o tema. Acho que vai ser tão legal, can’t waittt!

Além disso, vocês já deram uma passadinha na Zara Home? Confesso que foi a primeira vez que entrei olhando tudo, e quero comprar roupa lá agora.

Espero que gostem

Have a nice reading! 🙂

15 minutos valem mais de 1 milhão de dólares para as marcas de luxo? 💸

Já se passaram 100 anos desde o início das famosas Fashion Weeks, mas os desfiles têm uma história de mais de 200 anos.

No meio do século XIX, Charles Worth já organizava algo muito parecido com o que vemos hoje em dia: modelos desfilando suas criações para compradores e imprensa, quatro vezes por ano. Mesmo sendo um evento antigo, sua essência quase não mudou. Até hoje, existem dois momentos principais ao ano (primavera/verão e outono/inverno) e outros dois momentos de suporte (Resort e Pre Fall).

A primeira Fashion Week surgiu em 1943 em Nova York (na época era chamada de "Press Week"), reunindo editores e compradores para ver as novas coleções. E até hoje são eventos super importantes no mercado, principalmente as BIG FOUR (NYFW, Milão Fashion Week, Paris Fashion Week e London Fashion Week). Esse formato de evento revolucionou o mercado da moda.

Foi responsável pelo desenvolvimento da estratégia open-to-buy, onde os buyers (compradores) conseguem planejar suas compras e estoque de forma eficaz, analisando o quanto cada peça está sendo desejada pelos seus clientes, e reservando as mesmas. Já para a imprensa, isso é interessante porque podem ver e prever tendências, e divulgá-las antes no mercado, sempre estando a frente do que todo mundo está usando nas ruas.

Os desfiles também refletiram muito no comportamento do consumidor. Pois as coleções são desfiladas 4 meses antes de ir para as lojas (que estão no Hemisfério Norte) e quase 1 ano antes para nós que estamos no Hemisfério Sul (por conta do clima e estações do ano) 🌎. Então existe uma antecipação muito forte do que está por vir, fazendo com que quando chegue de fato a trend, a gente já esteja um pouco saturado ou desejando muito que ela chegue logo…

Mas será que um desfile que dura no máximo 15 minutos e custa de $300,000 a mais de $1 milhão, vale realmente a pena o investimento? 🤔

A indústria da moda representa 2.5 trilhões de dólares, com o setor de luxo representando 111.5 bilhões 💸, sendo um dos maiores mercados mundiais, ou seja, muito dinheiro roda diariamente.

Mas a resposta para a pergunta é muito relativa, pois é difícil medir o impacto direto dos desfiles nas vendas e no faturamento das marcas, por conta do delay que as coleções vão de fato para as lojas.

Inclusive, algumas marcas estão mudando isso, vendendo logo após o desfile no showroom ou então lançando algumas peças logo após o evento.

Mas conseguimos medir o valor gerado em mídia, por exemplo, o desfile SS19 da Ralph Lauren gerou um MIV (valor de impacto na mídia) de $38 milhões. Esse valor é estipulado a partir da quantificação do valor estimado da cobertura do evento. Demorei um pouco pra entender isso, mas para simplificar: IT’S A LOT!

O desfile que mais impactou a mídia na história das Fashion Weeks foi o SS22 da Hugo Boss x Russel Athletic, alcançando 4 bilhões de impressões, 25 milhões de interações e 2.2 bilhões de visualizações no desafio #bossmoves.

Hoje, muitas vezes, o look das influencers e celebridades fora das passarelas é mais comentado do que os desfiles em si. Com vídeos nas portas do evento e mega produções.

Às vezes me pergunto se o futuro dos desfiles será ter uma fila A incrível e esperar que alguma porcentagem dos espectadores dessas pessoas, se interessem pelo que de fato elas foram assistir.

💭Antes, influencers e celebridades precisavam dos desfiles para se afirmarem e posicionarem como parte de algo exclusivo. Agora, são as marcas que precisam delas?

Afinal, estimasse que o buzz de cada evento é 89% de influencers e celebs e apenas 11% pela mídia online.

Hoje, centenas de pessoas frequentam os desfiles, mas milhares acompanham via stories ou livestream da própria marca.

As semanas de moda não são apenas eventos da indústria, mas sim plataformas para alcançar o consumidor digitalmente conectado e criar histórias. Por isso, as marcas precisam sair da caixa para transformar seu evento de 15 minutos em algo que perdure para além da passarela e que realmente valha o investimento.

Principalmente em semana de moda, onde influenciadoras e celebridades frequentam em média 3-4 desfiles por dia, e postam todos nas redes. 🤳

Tirando a parte ansiosa de faturar e viralizar - que é de fato muito importante - os desfiles são verdadeiros estudos de caso em tempo real sobre as marcas, e é super interessante de observar para quem gosta do assunto. Revelam para onde as marcas estão indo, quais são seus objetivos e quais tendências esperam ver na próxima estação. Acima de tudo, mostram arte e criatividade em sua forma mais pura, e inserem os espectadores no universo da marca.

Prica’s favs 🙂

Sinto no fundo do meu coração que o desfile da Coperni na Disney World vai entrar aqui soon. Mas enquanto o dia 1 de outubro não chega, esses são meus top 5 desfiles favoritos da vida:

  • Chanel Supermarket FW 2014

    Amo tudo desse desfile. O cenário, os produtos que fazem referência ao supermercado. Um dos mais icônicos que o Karl fez na Chanel

  • Prada digital show SS21

    Na era pandêmica, as marcas tinham que se reinventar, e eu achei esse desfile da Prada genial. Simplesmente a platéia eram TVs e câmeras.

  • Gucci Twins SS23

    A Gucci colocou gêmeos idênticos para desfilarem seus looks, simplesmente incrível.

  • Vesace FW 2000

    O desfile que Gianni Versace deu início a uma era na moda: as supermodelos.

  • Jacquemus SS20

    AMO essa locação cheia de lavandas e todas as roupas desfiladas.


as you can tell, eu AMO marrom rs.

Shop my cool finds 🙂

A day in my life w/ Luana Amy

Oieee!

Sou a Luana e sou founder da La’s!

Tenho 22 anos e sou formada em Marketing (que é minha grande paixão!)!

Vivo uma rotina focada e apaixonada no trabalho mas também um grande mix de tudo o que amo no off! Welcome a minha rotina <3

Como é o meu dia a dia administrando uma marca de roupas?

Apesar de tentar e admirar manhãs lentas, as minhas sempre acabam sendo o oposto. Acordo já com tudo o que tenho que cumprir no dia e com ideias sempre (consumo muita inspiração antes de dormir). Ainda mais nessa fase em que estamos de mudança para o escritório novo da La's. Então para acompanhar essa agitação, costumo consumir algo de manhã para continuar nessa vibe! Ultimamente venho tomando café com leite. 

Uma das minhas partes preferidas da manhã, principalmente agora que finalizei a faculdade, é meu tempinho de me arrumar pro dia. Então começo sempre escolhendo meu look. Geralmente eu tento encaixar alguma peça do look com os conteúdos que preciso produzir no dia, seja para venda, spoiler ou criação de conteúdo mesmo para a La's. (Apesar de criar conteúdo para a La's não ser mais minha principal atividade, amo manter isso organicamente ainda no meu dia a dia).

Depois, foco 100% na minha maquiagem em que sigo todos os dias os mesmos passos:

  • Protetor solar (Bioré)

  • Protetor com cor no lugar do corretivo (Skin stick da Simple)

  • Blush (Rare Beauty)

  • Contorno (Tracta kkk)

  • Pó para selar (Shiseido)

  • Lapis de sobrancelha (Benefit)

  • Curvex (Shiseido) 

  • Lip compo: Lápis de Boca e Hidratante Labial (Lapis Mac e hidratante nivea)

E claro, o cabelo. Sempre usei ele mais liso e com as pontas mais claras mas ultimamente to amando ele natural! Na cor preta mesmo! E ai costumo brincar com penteados, escova, babyliss. Faz total diferença pra mim que estou sempre de looks básicos.

E toda essa rotina me faz muito bem. Me sentir bem comigo me faz me sentir melhor num geral.


Minha segunda etapa do dia é sempre focada 100% no escritório da minha marca. Trabalhar com moda envolvem muitos processos que as vezes nem imaginamos (e eu amo!). No dia de hoje por exemplo, focamos a manhã em duas reuniões:

Uma definindo nossos próximos brindes colecionáveis da marca e a outra, experimentação de pilotos (testes de roupas) de peças básicas! Os básicos da La's são muito importantes para a marca pois são as peças mais vendidas!



A pausa pro almoço tem meu coração porque é quando respiro um pouco minha cabeça entre esses projetos e fico com a minha família. Eu trabalho com eles também. Mas no almoço a gente volta a ser família mesmo com assuntos leves. Aproveito também esse momento sempre pra já colocar meu look de treino. Assim não desisto rs.

Volto pro escritório e finalizo mais algumas reuniões. A de hoje a tarde foi focada no marketing do segundo semestre da La's hehe. Juntei referências e inspirações que vi nas minhas últimas viagens (Los Angeles) e quando percebi já haviam se passado 3 horas!

Por volta das 19h vou ao treino e depois, gosto sempre de dedicar o meu tempo pra minha vida pessoal. Fui logo jantar com a minha amiga Marina! Comemos minha comida favorita: Sushi! 🍣

Apesar de não ter nada haver com trabalho, atuamos na mesma área e antes de dormir, estava cheia de ideias! Então deitei e mergulhei no meu universo do Pinterest hehe. Ah! e pra ajudar a relaxar, costumo usar melatonina!

Tenho a mania de pegar uns 5 minutinhos pra agradecer pelo meu dia. Esse momento é sempre comigo mesma e muito importante pra mim!



Ameei compartilhar meu dia com vocês! Espero que tenham gostado!

Animal print but make it cooler.

Recebi da Schutz essa caixa imensa com um look e um sapato. Amo as roupas de lá e os sapatos são apenas 80% do meu armário rsrs.

Os produtos são da coleção de Resort e achei muito cool essa estampa de vaca nas cores rosa e marrom.

Sei que vai dividir opiniões, mas quando eu postar meu look com minha slider nova vocês me falam se gostaram ou não rsrs.

Sei que todo mundo aqui conhece a Zara, mas vocês já deram uma voltinha na Zara Home?

Fui lá comprar um negócio de casa, e vi várias roupas loungewear que super da pra usar no dia a dia, bem estilo garotas europeias durante o verão. E também VÁRIOS sapatos na vibe Birkenstock, de várias cores e com um preço ótimo

Tem o site deles, mas recomendo ir nas lojas que sempre tem mais opção.

Luxo nem sempre precisa ser inacessível, e a pessoa que cuida das redes sociais da Loewe precisa de um aumento ASAP.

A marca está simplesmente transformando o jeito de criar conteúdo no Tiktok e eu to amando.

Sempre vejo as marcas de luxo com uma comunicação super distante, sem criar conexão com o público e na maioria das vezes girando apenas em torno do produto.

Vi esse vídeo e amei tanto, fala com as tiktok girls apaixonadas pelo Drew (tipo todas rs). E ai entrei no perfil deles e são vários vídeos que seguem essa linha jovem, trend e sem grandes produções.

@loewe

You can all call me delulu but I HAVE NEVER EVER BEEN HAPPIER #LOEWE

🎾 A marca mais famosa de macarons do mundo fez esse vídeo pro French Open (Roland Garros) e eu AMEI. (comecei a jogar tênis e agora meu feed aparece coisas do tipo rs)

❤️ Essa sapatilha da Chanel ta super em alta lá fora e jajá prevejo marcas fazendo dupes no mesmo estilo. Eu amei muito

🌧️ A gente já superou o Glen Powell de Anyone But You? Porque esse vídeo me transportou pra Janeiro (vi o filme 3x no cinema e assistiria de novo)

SEE YOU NEXT FRIDAY!